27 de jun. de 2019

[Falando em]: Gotas de Fel — de P. M. Mariano

Hoje trago a sequência, ou melhor dizendo, o terceiro volume de uma série que me arrebata, chamada "A SAGA DE UM PINTOR". Eu recebi esse livro em parceria com a autora P. M. Mariano (para conferir as resenhas dos livros 1 e 2, clique AQUI e AQUI). Agora convido a todos para conferir a sinopse e o que eu achei de "Gotas de Fel", uma publicação da Drago Editorial. Vem junto! o/


Sinopse: Felipe, finalmente, encontrou a paz que tanto almejava entre os seus e o amor de André, que o preencheu com calma e alegria. Sua vida parece ter dado uma guinada para melhor, fazendo-o esquecer de tudo pelo que havia passado. Estava feliz. Entretanto, um pensamento persistente o envolvia, e ele se viu a questionar o quanto de sorte ainda teria naquela calma estranha, desconhecida de seu coração. Algo sempre o inquietava, deixando-o atento, como se os fantasmas de seu passado estivessem prestes a assombrá-lo. E, em um instante, todo seu mundo ruiu, deixando-o atolado em uma tristeza doentia, onde seu coração e sua mente apenas procuravam entender o porquê de sua felicidade ter acabado de modo tão cruel. O que Felipe podia esperar, quando as únicas coisas que sentia, eram dor e raiva? Teria Felipe forças para suplantar suas dores, ou se deixaria levar pela revoltar que sentia, ao ser ignorado e julgado por todos a quem mais amava? 


"Porque há de se encontrar a paz..." 

Uma sequência lancinante!

Depois de toda turbulência e angústia que Felipe passara, quando finalmente está progredindo ao lado de seu amor, André, e dos que os ama, em um final de semana no shopping, acaba por se deparar com um dos seus tormentos do passado, chamado Pietro Schulman, o homem que lhe abusou e quase deu cabo de sua vida. E mesmo amedrontado, Felipe aceita se encontrar com Pietro, a fim de saber o que ele tem a dizer.
 A amizade que estou lhe oferecendo não tem segundas intenções, Felipe. É sincera.  Aproximou seu rosto de Felipe, fazendo com que este recuasse mesmo sentado na cadeira.  Só quero poder ajudá-lo mais do que você merece que eu faça. Estou lhe devendo! (Livro: Gotas de Fel, Pág.15)
(clique na imagem para maior resolução)

Felipe leva outro baque, pois é dispensado pelo noivo, André. O que ele não imaginava é que André fora forçado a fazer isso. Ele volta a morar com os avós e, por fim, como já era de se esperar, sendo subjugado leva uma surra, o que faz com que, novamente, fuja. 
— Por que me ajudou?
Ângelo não respondeu de pronto, permanecendo pensativo, de olhos no menino que parecia não comer a um bom tempo.
— Porque um dia uma pessoa fez o mesmo comigo — respondeu, percebendo que este erguia os olhos e o fitava curioso em saber da sua história. (Livro: Gotas de Fel, Pág.67)

Após a fuga, Ângelo Guimarães (um homem de vinte e sete anos), acolhe Felipe em sua casa, dedicando-lhe devidos cuidados, o que acaba por fazer com que ambos se relacionem. Contudo, Felipe o trai e acaba sendo expulso de casa. Desamparado e nas ruas, ele se aventura em suas artes, que é bem-vista por Felícia Campanhedá, dona de um ateliê de artes, que lhe dá uma nova chance.
 Se a sua decisão é nos acompanhar  viu que o menino a encarava.  Você deve deixar aquele pardieiro e me encontrar nesse endereço.  E lhe entregou um cartão.  Estamos de acordo? Às quatro da tarde.
Felipe concordou.
Às 4 horas, estava diante de Felícia e todo satisfeito. Sua vida dava nova guinada e, desta vez, para melhor. (Livro: Gotas de Fel, Pág.102)

Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

Pois bem, a autora novamente quebrou meu coração (P.S.: Priscila, por que tanto sofrimento para o Felipe?! - rs). 

GOTAS DE FEL é uma trama que aborda o preconceito e suas consequências, um dramalhão onde o amargor se faz presente. Eu, particularmente, senti as dores de Felipe na pele (aliás, isso acontece desde o primeiro livro), e, com isso, revoltei-me com os que o rodeiam, que, a meu ver, não merecem tamanho amor que o garoto tem a oferecer. Trata-se de uma sequência para corações fortes. Felipe, depois de levar outra carga de desestruturação, torna-se mais amargo, o que é compreensível (se fosse comigo, teria esse amargor muito antes). A trama denota uma tortura silenciosa, focando na vida do protagonista e às consequências de suas decisões. De forma compreensível, nos deparamos com um rapaz revoltado e, à vista, decidido, o que tornou a trama mais interessante, afinal, para tudo há um tempo... E o tempo de Felipe, de aceitar a opinião e o amargor dos outros se esvai. Eu gostei da maneira como a autora conduziu os sentimentos e ações dele, tornando-o, de certa forma, mais forte. E fiquei com um gostinho de quero mais, ansiando para que Felipe vença todos os obstáculos e torna-se, em conseguinte, o melhor dele mesmo, um jovem e talentoso pintor. Já quanto aos familiares e até mesmo o seu grande amor, André, achei o de sempre: todos preconceituosos e incompreensíveis... Por isso amei a forma como Felipe mudara aos seus sentimentos e ações. Por fim, para quem curte um bom drama, eu indico essa série, pois é uma boa pedida.

A trama é narrada em terceira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está excelente, com bons espaçamentos e fontes, adornada em papel pólen (o amarelinho); e a capa segue o padrão da série, que, por sinal, está muito bonita, estampando um novo Felipe: certo do que quer.


Livro: GOTAS DE FEL #3 (SÉRIE: A SAGA DE UM PINTOR)
Autora: P. M. Mariano
Gênero: Drama/Romance
Editora: Drago
Ano: 2019
Páginas: 286

Nenhum comentário

Postar um comentário