14 de mar. de 2016

[Falando em]: A Escolha de Eron — de Ademilson Chaves

Eu recebi este livro dias atrás, e assim que li a sinopse, passei a leitura na frente, pois me entorpeci pelo enredo. O Ademilson Chaves está na mesma casa editorial a qual pertenço. Porém, este livro, foi publicado por outra casa editorial. Ele me chamou dias atrás convidando-me a degustar deste texto, o que pra mim foi uma grata e sensacional surpresa. Desde já agradeço esse maravilhoso presente. Agora confiram a sinopse e resenha de "A Escolha de Eron", uma publicação da editora Selo Jovem.


Sinopse: Eron é um advogado em busca de trabalho e deseja apenas ter uma vida confortável com sua família. Em uma tarde chuvosa, quando retorna para casa com suas duas filhas, é obrigado a parar o carro na estrada deserta após se envolver em um acidente, ao descer do carro se depara com um homem armado que o obriga a escolher uma das meninas a ser raptada. Eron se vê diante de uma escolha que mudará para sempre sua vida. Após esse evento ele e a polícia passam a procurar pelo paradeiro da filha, descobre com muita dor que não há vestígios e nem sinal do homem que a levou. Com a vida totalmente arruinada, doze anos depois, Eron conhece uma garota na rua que desperta nele uma nova vontade de viver e por quem se apaixona perdidamente, mas novamente se depara com um grande conflito, aquela poderia ser sua filha sequestrada. Inicia então uma busca implacável onde pistas e segredos do passado vão sendo desvendados e ele descobre que seu grande amigo de infância pode estar por trás do desaparecimento da sua menina. Uma história envolvente, uma trama de tirar o fôlego, um romance proibido, uma paixão avassaladora e um crime hediondo prenderão o leitor da primeira a última página.


"Porque confiar pode ser devastador..."



Instigante! 
Entorpecente!
Sensacional!

Eu poderia adjetivá-lo de tantas outras formas, mas vamos lá...

Eron é casado com Sara, pai de duas garotinhas, Jully e Liz (a caçula). Eles também tem Maya, a cachorrinha da raça Golden Retrevier. Advogado, presta serviços para a prefeitura de Diamantina, a cidade onde cresceu e mora com a família. Porém, de uma hora pra outra, se vê desempregado e com isso aflito, pois anseia em continuar dando o melhor para sua família, especialmente para as filhas que tanto ama.
Ela cessou o canto, abaixou o caderno e olhou para ele. Os olhos de Eron encontraram os da filha. Por alguns segundos reinou o silêncio e ele ficou emocionado. O olhar da filha causou uma sensação agradável, mas, ao mesmo tempo, preocupante, então seus olhos encheram-se de lágrimas. Fez um força intensa para que as lágrimas não rolassem a fim de que Liz não o visse chorando. Mas foi em vão. Sentiu quando a primeira quebrou no canto da sua boca. E então foi inevitável que as derramasse todas. Ela logo notou o pai emocionado. Olhou para ele com afeto e foi abraçá-lo. (Livro: A Escolha de Eron, Pág.18)
Eron, desde a infância, é amigo de Diogo, um garoto que sempre fora o inverso dele: egocêntrico, vingativo e com anseios além do inimaginável. Sara (amiga de ambos e esposa de Eron), sempre fora introspectiva. Ela encantou a ambos com seu jeito sereno e introspectivo de ser. Contudo, por trás desta máscara, escondia uma pessoa com anseios tão além quantos os de Diogo.

O tempo passa, cada qual segue o seu caminho. Diogo agora mora em outra cidade onde foi eleito prefeito. E, assim, faz um convite para que Eron se mude com a sua família para a mesma cidade, pois poderá servir a ele com seus serviços, com um salário bem maior e uma casa ainda mais aconchegante. Eron hesita por um instante, mas devido as circunstâncias, sem conseguir um novo emprego e preocupado com o futuro da família, decide rumar para a cidade de Montes Claros e, desta forma, tentar estabilizar sua atual situação. O problema é que ele tem receios quanto ao amigo, e acredita que ele não está provido de boas intenções. E, sem querer, assim que se mudam, ele escuta uma conversa que o assusta e que o faz ter certeza das más intenções de Diogo para/com ele. Desta forma, ele revela parte dessa conversa para Sara.
— Diogo manipulou um advogado para ganhar a eleição como prefeito e para isso ele usou as urnas eletrônicas, eu só não sei como se deu isso.  E esse advogado está morto. Agora ele quer me usar para fazer o mesmo, ganhar as eleições como governador de Minas. (Livro: A Escolha de Eron, Pág.91)
Sem o apoio de Sara, ele resolve voltar para sua cidade natal com suas filhas e também com a cadelinha de estimação. Contudo, em seu retorno (ainda na estrada), acontece algo aterrorizante... Dois homens os cercam e um destes pede para que ele faça sua escolha, pois levará uma de suas filhas. Estupefato com o que está acontecendo, ele sequer faz sua escolha e vê sua caçulinha, Liz, sendo levada...

Passaram-se alguns anos e todo este tempo Eron viveu num mosteiro, tentando encontrar seu equilíbrio. Ele separou-se de Sara e se afastou até mesmo de sua amada filha, Jully. Porém, devido a um acontecimento novo, retorna para casa, tendo que ficar de frente com todos, carregando em seus ombros a culpa de não ter dado o devido apoio também para sua outra filha, que, repentinamente, decide morar em outra cidade, onde reside agora o atual governador, o seu ex amigo, Diogo.

Eron decide seguir sua filha Jully e também encontrar pistas do paradeiro de Liz. E assim que se vê nesse novo desafio, dá de cara com uma grandiosa manifestação contra o governador, ou seja, contra Diogo, comandada por três jovens. Logo de cara, ele se envolve com a garota que comanda essa manifestação, uma pessoa que vive sendo perseguida pelos funcionários de Diogo... Ela é uma garota que poderia ter a idade da sua filha desaparecida, mas isso não impede que ambos sintam atração um pelo outro.
 Como é o seu nome?
Ela sorriu mostrando uma fileira de dentes brancos e atraentes, e disse com voz doce:
 Lyz.
Eron soltou um gemido tremulando os lábios. Suas pernas vacilaram e ele concluiu repentinamente que aquele olhar era sim familiar, era o olhar de sua filha desaparecida. (Livro: A Escolha de Eron, Pág. 152) 

Porém, não se enganem: nem tudo é o que parece ser. Agora cesso os meus comentários para não soltar spoilers.


Com um enredo cativante e entorpecente, o autor conseguiu me envolver de tal forma que me vi dentro da trama. Por vezes ansiei em entrar dentro das páginas e tentar ajudar Eron com essa árdua e difícil batalha. O autor escreveu uma história muito bem amarrada, sem pontas soltas e de encher os olhos e a imaginação. Os antagonistas (assim como os protagonistas), são de suma importância para/com a trama. Entrei em pânico quando o protagonista se viu envolvido e apaixonado por aquela que poderia ser sua filha, e fiquei intrigada com o desfecho da história, que, por sinal, foi sensacional... Com grandes revelações, perdas, justiça feita e reencontro emocionante. Eu não tinha lido nada do Ademilson, mas já posso adiantar, tornei-me fã de carteirinha e leria até mesmo a sua lista de compras. \o

O enredo é narrado em terceira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão. A história é dividida em três partes muito bem descritas, detalhando o que realmente deve ser detalhado (o que pra mim é a glória, detesto textos muito detalhados e insossos); a diagramação é simples, com fontes e espaçamentos na medida certa, em papel pólen (o amarelinho); a capa é perfeita e bonita, estampando o rosto de um Eron (personagem principal) aflito, como sempre imaginei. Por fim, para você que curte um enredo muito bem construído e envolvente, numa pegada suspense/investigativa e um "quê" de romance, eis uma magnífica pedida. \o S2


Livro: A Escolha de Eron
Autor: Ademilson Chaves
Gênero: Suspense/Romance
Editora: Selo Jovem
Ano: 2015
Páginas: 264

10 comentários

  1. Está na minha lista master!
    E a resenha só me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos Simone!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, leia! É um excelente enredo. Eu mega amei. S2
      Depois me conta o que achou?

      Beijossssss

      Excluir
  2. Parece uma história bastante envolvente, mas confesso que não faz o meu estilo não
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re,

      É envolvente pacas este enredo. E mesmo não fazendo o seu estilo, algo em mim diz que você curtiria muitão.

      Beijosssss

      Excluir
  3. acabei de ler o livro ontem e me surpreendi. Vi um grande avanço entro o Estranho e A Escolha de Eron, ambos do mesmo autor. A estória não te deixa desviar-se do enredo principal. Cativante e intrigante, cada personagem tem sua beleza única e bem detalhada, Lyz é encantadora, Eron um exemplo de garra e força, Jully apegada em sua fé, ensina que a felicidade está nas pesquenas coisas, Maya se afoga nos seus próprios fantasmas, frutos da ira humana e da mente perturbada do ser humano - dinheiro não é tudo -. Jacó é o exemplo de quem foi corrompido por uma sociedade infortúnia, precisou fazer coisas inimagináveis para viver e preservar o afeto de entes não familiares, e que no final, todos merecem perdão e todos podem perdoar e viver de novo, sair das cinzas, ganhar forças e voar em um rastro de fogo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Eu também me surpreendi pacas, só não falei mais na resenha porque decerto soltaria muitos spoilers. Mas amei o seu ponto de vista para/com os personagens. Por fim, é exatamente desta forma que eu os senti.

      Volte sempre!

      Abraçosssss

      Excluir
  4. Muito curiosa por ler esse livro. Ótima resenha, Simone querida... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, leia! É entorpecedor e excelente. Muito bom!

      Beijossssss

      Excluir
  5. Já estava ansioso pela leitura dessa obra. Agora, minha ansiedade aumentou. Sua resenha foi perfeita e forneceu-me uma ideia bem clara a respeito do que me aguarda.
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo, Fernando!
      E SIM, leia essa maravilha! É um excelente livro, muito bem escrito e instigante. Eu, particularmente, AMEI!!! S2 Fico feliz que você curtiu a resenha. \o/

      Abraços e volte sempre!!!

      Excluir