27 de jul. de 2019

[Falando em]: Minúscula Pulga — de Farrel Kautely

Eu baixei esse livro em formato digital, gratuitamente. Nunca li nada do autor, e a premissa do livro, apesar de simples, me interessou bastante. Agora convido a todos para conferir a sinopse e o que eu achei de "Minúscula Pulga", obra de Farrel Kautely, uma publicação da editora Hope


Sinopse: Era comum pirralhos embarcarem no ônibus sem pagar passagem, e era costume de Lucio expulsá-los, pois sempre entravam em grupo e faziam algazarra. Mas Pulga não. Este entrou caladinho e cativou Lúcio. A partir daí, o motorista aprofunda-se em determinadas áreas da cidade cinzenta que nunca conhecera antes, a fim de investigar o passado vazio do garoto, que vivia sozinho num puteiro da grande metrópole sem nunca ter conhecido seus pais. Enquanto isso, Pulga vê a metrópole sem graça colorir-se aos poucos, à medida em que descobre uma amizade verdadeira. 


"Porque há de se ter esperança..." 

Uma trama instigante!

Weberson, mais conhecido como Pulga, é um garoto de dez anos que mora na zona (um puteiro) e há dois meses, todos os dias, embarca no ônibus 3067. 
“Por que será que ele passa tanto tempo aqui?” se perguntou. “O que ele come?”, “Onde ele mora?”. (Livro: Minúscula Pulga, Cap.1) 

Dentre tantas crianças que embarcam nesse mesmo trajeto, o garoto tímido não foge aos olhos de Lucio, o motorista do ônibus. 
Ele não via nada disso no olhar do amigo. Talvez não fosse dó. Talvez Lúcio gostasse realmente dele, e essa ideia o alegrava. (Livro: Minúscula Pulga, Cap.6) 
Com o tempo ambos acabam se tornando amigos. E no meio de tanta desilusão há um arco-íris a brilhar para Pulga. É quando Lucio, junto da mulher, Carla, decidem adotá-lo. Mas, para isso, o motorista de ônibus tem que investigar o passado do garoto, ficando à mercê das dores que o rodeiam e, claro, tendo como inimigo Jonas, o cafetão do puteiro e, até então, o homem que de mal a pior abrigava Pulga.
— Viu só? Isso é o que acontece por querer forçar a barra. Eu disse que nunca contaria nada sobre sua mãe, mas você não me levou a sério. (Livro: Minúscula Pulga, Cap.26)
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

Trata-se de uma leitura rápida e com uma pitada de coração.

MINÚSCULA PULGA é uma trama recheada de sabores e dissabores, uma história aconchegante de se ler e que te traz para dentro do enredo. Eu senti muita pena de pulga, e refleti sobre tantos "pulgas" que existem por aí, sem ter a chance de apreciar um belo e límpido arco-íris. Gostei como a trama foi conduzida, levando esperança e alegria para um garoto que vive sobre um tom de cinza. Mas apesar de todos os prós, teve também os contras... Esses fincados no roteiro, que, a meu ver, deixou um vazio e falta de explicação... Não posso falar mais, pois soltarei spoilers. Os personagens secundários aparecem pouco, mas, de certa forma, dão um "que" especial na trama. O final me deixou um pouco perdida, guiando-me na dúvida se de fato termina daquela forma ou se teremos uma continuação. Só posso afirmar que apesar dos pesares, vale a pena leitura. O autor tem uma escrita deliciosa de se aventurar, e como eu já disse antes, é uma leitura muito rápida, ou seja, um bom entretenimento.  

O enredo é narrado em terceira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está no padrão digital; e a capa estampa o mundo cinza de Pulga. 


Livro: Minúscula Pulga
Autor: Farrel Kautely
Gênero: Drama/Suspense
Editora: Hope
Ano: 2019
Páginas: 132

Nenhum comentário

Postar um comentário