14 de jan. de 2020

[Falando em]: 100 CANÇÕES PARA SALVAR SUA VIDA — de Camila Dornas

Eis minha primeira leitura do ano... Um enredo entorpecente, de uma escritora que já li um de seus textos e que me tornei fã. o/ A propósito, eu baixei esse e-book gratuitamente. Confira agora a sinopse e o que eu achei de "100 CANÇÕES PARA SALVAR SUA VIDA", obra da escritora Camila Dornas, uma publicação que era independente, mas que acaba de ganhar uma casa editorial, a The Books Editora. Vem junto! 


Sinopse: No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho. 


"Porque para cada emoção... há uma canção..."





Um enredo apaixonante!

Alicia, Valentina e Tasha são melhores amigas. Ainda na adolescência, decidem escrever cartas e enterrá-las embaixo de um carvalho, sempre no último dia do ano  e, assim, no próximo ano, desenterrá-las e substituí-las por novas cartas. Isso passa a ser um hábito corriqueiro entre elas. 
— Vamos enterrá-la! — Ela continuou, me ignorando completamente. — Vamos escrever uma carta para nós mesmas ou uma para as outras. Ano que vem, exatamente na véspera de ano novo, abrimos a caixa de novo e substituímos as cartas. Vai ser nossa nova tradição. (Livro: 100 Canções Para Salvar Sua Vida, de Camila Dornas)
(clique na imagem para maior resolução)

Os anos passam e agora (já adultas), segue um terrível acontecimento: Valentina suicida-se, deixando para Alicia 6 cartas enterradas no mesmo lugar. Ela terá de ler as cartas e descobrir-se em novas aventuras, além de desvendar um terrível segredo. E ao abrir a primeira carta, Alicia se vê surpreendida, tendo em mãos palavras que a levará de volta para suas origens, ou seja, para Farol da Ilha, ao lado de sua amiga Tasha, em sua kombi grafitada.  
Então, com essa brilhante demonstração de carinho, eu pisei no acelerador, rumo ao Rio de Janeiro. Rumo a algo que sequer entendia. Rumo à carta de Valentina. (Livro: 100 Canções Para Salvar Sua Vida, de Camila Dornas)
Tentando desvendar os segredos que Valentina deixara, Alicia e Tasha se deparam em diversas aventuras: ora pessoal; ora emocional, porém sempre descobrindo algo novo, lançando-se a novos amores e, claro, desvendando o porquê de Valentina por um fim em sua vida. 
As pessoas que eu encontrei e suas histórias eram os tesouros mais preciosos pelo quais eu podia pedir, eram um lembrete de que nem todos eram ruins. (Livro: 100 Canções Para Salvar Sua Vida, de Camila Dornas)
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

Pois bem, o que eu disse acima é uma ínfima parte deste grandioso enredo  diga-se de passagem  enternecedor.

100 CANÇÕES PARA SALVAR SUA VIDA é uma trama que aborda temas delicados, com sutileza e seriedade. Trata-se de um drama/romance daqueles que te prende do início ao fim, conduzindo seu coração para dentro da história... Uma viagem com muitas surpresas e situações que afagam o seu coração. Alicia nos faz sentir íntima de toda situação, enquanto Tasha nos faz querer ter uma amiga como ela, um tanto desbocada e descolada. As cartas deixadas por Valentina são o ápice do enredo, levando consigo belas mensagens e, claro, tristes verdades. O enredo é recheado de aventuras, os personagens (até mesmo os secundários), grudam na pele. Eu me senti dentro da história, perdurando em dor e alegria. Preciso falar do Gabriel (ahhh, Gabriel... 💘💘💘) ele não apenas tornou-se o amor de Alicia, como o meu também, com seu sex appeal e jeitinho maroto de ser. És uma trama que apresenta belas mensagens e reflexões. O final foi muito fofo, EU ADOREI! E ao concluir a leitura, senti aquele aperto no coração, ficando numa ressaca literária. Por fim, para quem curte uma excelente história, com personagens cativantes, reflexões e belíssimas mensagens, eis essa excelente pedida.

A trama é narrada em primeira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está perfeita, no formato digital; e a capa é linda, estampando dois elementos de suma importância para a história.


Livro: 100 CANÇÕES PARA SALVAR SUA VIDA
Autora: Camila Dornas
Gênero: Drama/Romance
Publicação  Independente
Ano: 2019
Páginas: 306

Nenhum comentário

Postar um comentário