18 de jul. de 2016

10 dicas para superar o bloqueio criativo

Excelentes dicas! Mas confesso que só pratico as dicas: 2, 5 e 9 —, e geralmente é na dica 4 que tenho as melhores (e mais inspiradoras) ideias. \o Aliás, não tenho bloqueio criativo, pois sempre começo uma história já sabendo o início, meio e fim. O meu problema é saber como colocar as palavras no texto, e, por fim, sempre reescrevo o conteúdo. Ô vida! Confiram as dicas:

------------ xxx ------------

Se você escreve, desenha, grava vídeos ou está envolvido com qualquer coisa que esteja relacionada com a criatividade, com certeza já se pegou naqueles momentos em que é impossível criar algo novo, o famoso bloqueio criativo que todos temem. Aqui está um post para ajudar você a superá-lo! 

 Durma. 
Não é loucura não! Descansar faz bem para o nosso cérebro e relaxar também, além disso, ao dormir podemos ter sonhos que podem nos guiar no início de uma nova obra. A lista de obras inspiradas por sonhos é longa, aqui vão alguns exemplos para vocês terem uma ideia: Crepúsculo, Frankenstein, O Médico e o Monstro, Yesterday  Paul McCartney e muitas das obras de Salvador Dali. 

 Escute música. 
As músicas estão lá em todos os momentos das nossas vidas, elas criam climas e estimulam a nossa criatividade. Ouvir música, analisar letras e até fechar os olhos para imaginar uma cena com aquela trilha sonora pode ser o início de algo de muito sucesso. 

 Desligue todos os aparelhos eletrônicos e tire um tempo para refletir. 
Celulares, tablets, televisão, computadores e variações fazem com que procrastinemos. Quanto mais tempo passamos diante desses aparelhos, mais fixados neles vamos ficar e não sobrará tempo algum para a sua criação. Desligue tudo e tire um tempo para pensar, recordar e refletir, quem sabe algo surja de sua memória ou de uma conclusão de pensamento. 

 Tome banho! 
No banho é onde temos as melhores ideias. A pessoa que disse isso não poderia estar mais certa, talvez seja a água quentinha combinada com o fato de que estamos sozinhos, não sei... Mas tomar banho é um ótimo momento para pensar e ter ideias. (Só não pode esquecer de anotar depois). 

 Leia. 
Ler é uma ótima atividade para exercitar o cérebro e se inspirar. Você pode se basear em trechos para expandir, diminuir, modificar para melhor, modificar para pior, criar coisas novas na sua própria obra (ou simplesmente fazer isso por diversão). 

 Faça rabiscos. 
Rabisque qualquer coisa onde e quando quiser. Dessa forma você pode deixar tudo fluir para um lugar sem se preocupar com perfeição ou em ser algo sólido. Assim você pode relaxar o cérebro e novas ideias podem surgir até mesmo daquele rabisco. 

 Faça uma caminhada. 
Ao fazer algum tipo de atividade física nosso corpo libera endorfina que é o hormônio da felicidade (causa a mesma sensação de comer chocolate), ela faz com que nós nos sintamos bem e assim podemos trabalhar melhor com as ideias. Além disso, fazer uma caminhada sozinho é um bom momento para pensar e organizar ideias. 

 Comece outra obra. 
Ficar muto tempo focado numa coisa só não é bom porque você descarta ideias que poderiam ser proveitosas no futuro, descanse um pouco e comece a fazer outra obra sem compromisso algum, é só para mudar um pouco de ares. 

 Pare! 
Pare de se preocupar tanto com o andamento da obra, quanto mais você pensa "tenho que criar, tenho que produzir" mais difícil vai ficar de realmente fazer. Que tal sair e tomar um sorvete? 

10  Discuta ideias com outras pessoas. 
Muitas vezes nós nos isolamos para termos nossas ideias, mas isso nem sempre é saudável. Sair e conversar sobre coisas aleatórias, discutir ideias ou falar sobre o futuro podem ser portais para um novo bestseller ou obra de arte. 

** Quais são os métodos que vocês usam para superar o bloqueio criativo? 

Via: Pandinando

Nenhum comentário

Postar um comentário