16 de abr. de 2017

[Falando em]: Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos — Volume 2

Eu baixei esse livro gratuitamente em formato digital, e me deparei com uma belíssima surpresa. Afinal, conheço alguns dos textos, porém descritos de outra forma. Confira a sinopse e o meu parecer sobre “Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos (Volume 2)", um livro de Domínio Público, cedido pelo Ministério da Educação




Sinopse: Neste segundo volume de textos da Língua Portuguesa você vai encontrar Contos Tradicionais, Fábulas, Lendas e Mitos. Os contos tradicionais são histórias que foram transmitidas oralmente ao longo das gerações, sem que se saiba ao certo quem os criou. As fábulas são pequenas histórias escritas com a intenção de transmitir alguns ensinamentos sobre a vida, ou o que se chama “lição de moral”. As lendas e os mitos também são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos como o surgimento da Terra e dos seres humanos, do dia e da noite e de outros fenômenos da natureza. Leia, releia, assuste-se, emocione-se, ria, chore e divirta-se com as histórias deste livro. Conte também para seus familiares e amigos e procure saber as histórias que eles conhecem. Boa leitura! 


“Porque até mesmo os contos têm um pouco de vida real” 







Uma bela distração! 

Trata-se de um livro com contos tradicionais, muitos destes não tão pueris, além de fábulas permeadas em ensinamentos e lendas/mitos criados para explicar fatos. E, por este motivo, a resenha será diferente, apresentando um quote de cada item e o meu breve parecer. 
A madrasta e as filhas levaram um susto e ficaram brancas de raiva. O príncipe ergueu Cinderela, colocou-a na garupa do seu cavalo e partiram. Quando passaram pela aveleira, as duas pombinhas brancas cantaram: Olhe para trás! Olhe para trás! Não há sangue no sapato, que serviu bem demais! Essa é a noiva certa. Pode ir em paz! (Conto: Cinderela  por Irmãos Grimm) 
 Como te enganas, meu filho! O bicho de pêlo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal. As aparências enganam. Aproveita, pois, a lição e fica sabendo que: Quem vê cara não vê coração. (Fábula: O ratinho, o gato e o galo  por Monteiro Lobato) 
 Transforme-nos em pedra. Assim, nada nem ninguém poderá nos separar. 
O bastão, cuja única missão era unir o que se amam, realizou o último desejo do casal. E ainda hoje, perto do povoado de Calca, existem duas estátuas de pedra, que os habitantes da região chamam Pitu Sirai. São Chuquilhanto e Acoitrapa, amando-se para sempre. (Lenda: Acoitrapa e Chuquilhanto  Lenda latino-americana) 

Esse livro foi uma grata surpresa, principalmente ao ficar de frente com contos tradicionais, aqueles que eu conheci através das adaptações pueris da Disney, e que aqui são mais assustadores. Confesso que agora (na vida adulta), prefiro os contos com essa pitada de suspense e terror  rs. Contudo, foram as fábulas que me enterneceram, todas carregando uma sábia mensagem. E, por último, algumas lendas e mitos eu não curti tanto. Trata-se de um conteúdo rápido, onde alguns textos me envolveram mais; outros nem tanto. Por fim, para quem curte uma bela distração, eis essa boa pedida. 

Todo contexto é narrado em terceira pessoa, alguns com narrativa e diálogos rebuscados, porém de fácil compreensão; a diagramação (em formato digital), está boa, com excelente tamanho de fontes e espaçamentos; e a capa é simples, apenas apresentando o título da obra. 



**Segue abaixo a lista com os contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos: 


“Contos tradicionais” 
✔ Irmãos Grimm: O príncipe rã ou Henrique de ferro; A Bela Adormecida; João e Maria; Branca de Neve; Rumpelstichen; Chapeuzinho Vermelho; O gato de botas; Rapunzel; Cinderela; Os Sete Corvos. 
✔ Ítalo Calvino: O príncipe canário, Joãozinho-sem-medo. 
✔ Charles Perrault: Chapeuzinho Vermelho; o Pequeno Polegar. 
✔ Hans Christian Andersen: O soldadinho de chumbo; O patinho feio; O rouxinol do imperador; As roupas novas do imperador. 
✔ As mil e uma noites: Ali Babá e os quarenta ladrões. 
✔ Contos brasileiros: O bicho Manjaléu 

“Fábulas” 
✔ O ratinho, o gato e o galo; Os viajantes e o urso; O lobo e o burro; O corvo e o jarro; A cigarra e as formigas; O leão e o mosquito; A gansa dos ovos de ouro; O vento e o sol; O cão e o osso; O leão e o ratinho; A rã e o touro; O rato do mato e o rato da cidade; O burro e o leão; A raposa e as uvas; O lobo e o cordeiro; O galo e a raposa; O leão e o javali; A formiga e a pomba; A raposa e o corvo; As árvores e o machado; O galo e a pérola; O leão, a vaca, a cabra e a ovelha; A cegonha e a raposa; O carvalho e o caniço; O lobo e o cão. 

“Lendas e mitos” 
✔ Oxóssi; Acoitrapa e Chuquilhanto; Maria Pamonha; Como nasceu a primeira mandioca; As lágrimas de Potira; Como a noite apareceu; História do céu; O uapé; Pandora; Narciso.



Livro: Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos (Volume 2)
Edição Kindle  Ministério da Educação
Editora: Elzira Arantes
Ano: 2000
Páginas: 125

Nenhum comentário

Postar um comentário