10 de out. de 2017

[Falando em]: Pedaços do Caos — de Jadson Ribeiro

Eu baixei esse livro em formato digital, gratuitamente. A propósito, assim que coloquei os olhos na capa, título e sinopse, me interessei. o/ Eu o li num curto prazo de tempo, pois trata-se de uma leitura leve, e de certa forma, divertida. Agora convido a todos para conferir a sinopse, book trailer e o meu parecer sobre "Pedaços do Caos", obra do autor Jadson Ribeiro. A versão que li foi independente, mas o livro está a venda em formato físico pela editora Estalo 


Sinopse: A vida de Donatello não tem sido nem um pouco fácil, todos os conflitos, as crises e as escolhas erradas, o mundo estava o consumindo. Tudo começou a ficar ainda mais estranho quando ele conheceu Valentina pela internet há algum tempo, a pouca ordem que existia desmoronou completamente. Num dia fora do comum, ele resolve abandonar a sua vida repetitiva para se tornar um andarilho e seguir numa viagem longa e inusitada para finalmente conhecer a sua amiga, mas nada sai como o esperado. Enquanto isso, Valentina, uma gamer viciada em jogos FPS, tenta enfrentar as inúmeras questões da vida adulta e da sua orientação sexual, quando uma morte em sua família acaba revelando segredos do seu passado e o caos torna a atingir a sua vida inevitavelmente. 







"Porque cada qual leva um caos dentro de si..." 





Um enredo divertido!

Donatello  ou Donnie  tem vinte e dois anos, estuda Letras, além de morar em uma república (na faculdade), dividindo as despesas com Natasha (sua amiga homossexual), Eddy e Petrus. Todos trabalham meio período, como atendentes de uma empresa de call center. Donnie sempre fora provido de atenção, fazendo de sua presença o mais presente, apaixonando-se por várias garotas que o dispensara com foras medonhos. Eis que ele conhece uma nova garota, que passa a ser sua amiga virtual e por quem começa a estimar amorosamente. 
Quando eu conheci a Valentina, isso me fez entender que o caos é muito mais interessante que a inércia constante de uma vida comum. Ela, tão diferente de mim, era a prova viva disso. (Livro: Pedaços do Caos, Cap.1)
Valentina mora em Manaus. Ela é viciada em jogos virtuais, ou melhor, em Battlefield, tendo um grupo de amigos que, ao lado dela, competem com outros grupos. E virtualmente conheceu Donatello, que passara a ser o seu grande amigo virtual. E mesmo quando ela o alerta que tem uma namorada, jogando um balde de água fria, Donnie insiste em sonhar com ela.
Donatello era um garoto complicado. Eu já conversava com ele há um bom tempo. Eu sempre costumo entender as pessoas rapidamente, já que elas costumam a ser tão iguais e normais. Porém, eu tinha certa dificuldade em entender o Donnie. Ele me fazia rir como ninguém e tinha tiradas tão rápidas quanto qualquer outra pessoa que já conheci. Eu só não entendia o que ele tinha visto em mim, ou em minhas palavras. (Livro: Pedaços do Caos, Cap.12)
Em meio a uma crise existencial, Donnie tem um ataque de fúria, demitindo-se do emprego e largando tudo para viajar e conhecer pessoalmente Valentina, pois ela acabara de perder a avó. Seus amigos decidem acompanhá-lo nessa aventura.
 Algumas pessoas simplesmente são tão grandes que não cabem dentro de uma casa, ou numa cidade. O único lugar onde elas se encaixam é no infinito. Donnie não está apenas procurando por uma garota, ele está procurando o seu lugar, o seu infinito. Vocês não podem prendê-lo, vocês não vão conseguir. E digamos que consigam, como acham que ele vai se sentir? (Livro: Pedaços do Caos, Cap.31)
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.  

Com uma narrativa simples e adornada em coração, o enredo me ganhou de cara, mostrando os medos e anseios de  digamos assim  jovens/adultos. Inicialmente fiquei um pouco perdida, pois a narrativa seguia de Donnie para Valentina sem indicação específica. Consequentemente isso ficou de lado, assim que tornei-me mais íntima da trama. 

Pedaços do Caos é um enredo YA (Young Adult), com uma pegada mais leve. No texto há  sexo, palavrões e drogas, porém tudo citado de forma singela, conduzindo o leitor a questionamentos rudimentares e, ao mesmo tempo, relevantes. Trata-se de um conteúdo que tem por finalidade levar uma mensagem  e SIM, ele conseguiu. A única coisa que me incomodou foi o fato de os personagens, apresentados com a faixa etária acima dos vinte anos, tenham algumas atitudes e pensamentos de um recente adolescente rebelde. Também achei que em alguns aspectos faltou aprofundamento. No mais, foi uma leitura divertida, deixando-me com vontade de ler algo mais do autor.

O enredo é narrado em primeira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está excelente, em formato digital; e a capa, particularmente, AMEI! 💘💘💘 Por fim, para quem curte um enredo suave e agradável, segue a dica. 


Livro: Pedaços do Caos
Autor: Jadson Ribeiro
Gênero: Young Adult
Publicação  Digital (via Amazon)
Ano: 2016
Páginas: 200

2 comentários

  1. Oi! Nossa, fiquei muito feliz quando encontrei sua resenha aqui por acaso :)
    Adorei sua resenha, realmente pontos bem pertinentes. Gostei do que você chamou atenção, eu realmente tentei passar uma leitura bem leve e que bom que consegui ^^. Parabéns pelo blog, adorei mesmo! E não se preocupe que eu já estou preparando mais histórias por aí.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jadson, eu adorei o seu livro. o/ E fico feliz que você tenha gostado da resenha. \o/\o/\o/ Agora vou aguardar seus próximos textos. Bem-vindo!S2

      Excluir