16 de set. de 2018

[Falando em]: Equilibrium — de Décio Gomes

Que eu sou fã do autor não é novidade. A propósito, o Décio Gomes é parceiro aqui do blog (para conferir as resenhas que eu já fiz de suas outras obras, clique AQUIAQUIAQUI e AQUI). Desta forma, assim que vi seu livro gratuito para baixar (em formato digital), não hesitei e o fiz. Agora convido a todos para conferir a sinopse, book trailer e o que eu achei de "EQUILIBRIUM", uma publicação da editora Coerência.


Sinopse: Ao cair em uma emboscada durante uma ação de flagrante contra um grupo de traficantes, a agente federal Ji-Yun Kwon é sugada por um fenômeno paranormal, uma espécie de falha entre mundos que a transporta para uma versão desbotada e distorcida da cidade que conhecia. Deparando-se com uma nova realidade mórbida e cinzenta, a jovem agente precisará unir forças com Tonya e Luca  aliados que de formas distintas também haviam entrado naquela perigosa dimensão  para tentar escapar com vida e também para descobrir que, mesmo em vidas paralelas habitadas por criaturas ferozes e espíritos vagantes, os seres humanos continuarão sendo a maior de suas preocupações.




"Porque há de se encontrar equilibrium..." 

Uma trama instigante!

A agente federal Ji-Yun e o policial Serj Sankisian, a pedido do chefe de departamento  o senhor Koslov  estão em uma árdua missão, adentrando a boate Pink Flamingo e tentando desmanchar um cartel de drogas.
Eram afinal, ótimos policiais, ambos completamente capazes de realizar com maestria seus ofícios: ela pronta para diluir um até então cartel de drogas, ele infiltrando para mantê-lo funcionando em troca de maletas carregadas de maços de dinheiro vivo. (Livro: Equilibrium, Parte 1 - Cap.2) 


À procura de Tonya, uma das dançarinas desaparecida da boate e a fim de um flagrante em dois membros do cartel, Ji-Yun descobre-se traída por Serj, além de serem sugados por um fenômeno paranormal, permanecendo em uma outra dimensão, onde há espíritos vagantes.
À frente de Ji-Yun e Serj havia uma silhueta. Era humanóide, escura, porém gasosa e parcialmente translúcida. Era como um espírito das trevas, caminhando lentamente com pernas finas de pura escuridão, os braços estendidos na direção dos visitantes como se quisesse dar a eles macabras boas-vindas. (Livro: Equilibrium, Parte 1 - Cap.6)
Luca é um jovem médium que tem heterocromia, ou seja, um de seus olhos é azul e o outro castanho. Ele consegue enxergar espíritos bons e ruins e, ao conhecer outro homem igual, um senhor chamado August, descobre que terá como missão, junto ao senhor, corrigir um erro entre os portais, onde o mundo dos vivos e mortos estão interagindo.
 A nós, vivos, nada de muito sério. Só tente imaginar centenas, milhares de vagantes aprendendo a readquirir algumas habilidades de seres vivos, tais como arrastar corrente e abrir portas e janelas como nos clichês dos filmes de cinema. Aos vagantes, porém, a cidade se tornará cada vez mais cheia e pesada. Não se esqueça: somos responsáveis por eles, queira você ou não. (Livro: Equilibrium, Parte 2 - Cap.15) 
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

Com um cenário para lá de apocalíptico, fui conduzida a uma instigante trama.

EQUILIBRIUM é um suspense sobrenatural, onde o mundo dos vivos e dos mortos interagem, provocando, literalmente, o desiquilíbrio entre ambos. E no meio dessa bagunça  digamos assim  espiritual, há humanos que adentram o mundo inverso, ficando à mercê do bem e do mal. Mas a sacada maior da história é ter a certeza de que os humanos, sim, são os maiores vilões. Desta forma, com uma narrativa descritiva, o leitor é pego de jeito, sendo conduzido a um cenário para lá de apocalíptico: ora instigado; ora apavorado; algo que é marca registrada do autor. Ao virar de páginas me sentia como se eu fosse um EQUILIBRIUM, dentro de toda aquela loucura, ansiando para que o bem, por fim, conseguisse consertar tal erro, ajustando os dois mundos. Encontrei no Lucas uma afeição maior, talvez por ele ser capaz de captar bem e mal e, ainda assim, encontrar coragem para enfrentar espíritos ruins e, claro, humanos ruins. Em doses homeopáticas o autor vai tecendo uma atmosfera tangível, tornando-a mais excitante. Os personagens secundários são de grande importância, e o final carrega consigo reviravoltas importantíssimas, deixando uma sólida mensagem. Por fim, para quem curte o gênero, é uma excelente pedida.

A trama é narrada em terceira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está normal, no padrão digital; e a capa é perfeita, estampando Ji-Yun no mundo invertido.


Livro: EQUILIBRIUM
Autor: Décio Gomes
Gênero: Policial / Sobrenatural
Editora: Coerência
Ano: 2018
Páginas: 300

Nenhum comentário

Postar um comentário