21 de mar. de 2018

[Falando em]: DE VOLTA AO AMANHÃ — de Aldo Costas

Eu baixei esse e-book gratuitamente e sem hesitar o li. A propósito, sou fã do autor e além de amigo, ele é parceiro aqui do blog (para conferir as resenhas de suas obras feitas por mim, clique AQUI, AQUI e AQUI). Agora convido a todos para conferir o que eu achei de "DE VOLTA AO AMANHÃ", um conto noir de sete capítulos, escrito por Aldo Costas, publicado em formato digital pelo Selo NEXUS-6 BOOKS. Vem junto conferir! o/


Sinopse: “De volta ao amanhã” é um conto noir contemporâneo, de ficção científica  de ficção especulativa , que mostra as últimas horas de Cibyl, antes dele partir em uma estranha viagem em direção a outra realidade, tão distante quanto a eternidade. Para fugir dos dilemas e obsessões de um mundo totalmente tecnológico e abstrato; em um processo progressivo de desumanização... e das lembranças do único ser humano que realmente seria capaz de lhe dar esperança e de transformar o seu mundo... fugindo dessa dúvida que o persegue incansavelmente e de uma trágica certeza. Dos conflitos entre o sentimento e a razão — “porque o paraíso só é paraíso quando permitimos que ele seja”.


"Porque o futuro será reflexo do nosso passado..." 

Um conto instigante!

Cibyl vive prisioneiro da própria condição da fragilidade humana, correndo contra o tempo, especulando e tentando encontrar respostas. 
Já há alguns dias sente que a movimentação não está normal. Todas as tarefas estão deixando a desejar. Mesmo com os três criados cortando a casa de um lado para o outro rotineiramente, aparentemente fazendo todos os trabalhos programados, algo não está certo; algo está em desarmonia com a normalidade. Isso deixa Cibyl preocupado. Está desconfiado do funcionamento dos serviçais. (Conto: De Volta Ao Amanhã, de Aldo Costas)
(clique na imagem para maior resolução)

Entre seus serviçais ele toma nota de estranhos acontecimentos, um destes destruindo um dos ginoide. Cibyl marca uma perícia com a central Xcirus, a fim de saber o que está ocasionando tais desconfigurações, liderada pela supervisora de programação, Amanda Dill, com quem já se relacionou.
 O que te prende a este lugar? Seu trabalho é tão importante assim? Uma supervisora de programação... esta cidade se torna cada dia mais decadente. Cada dia vivemos mais prisioneiros dos nossos medos, da nossa fraqueza...  tenta argumentar Cibyl, claramente transtornado. E segue caminhando atrás da jovem que não para e nem parece prestar atenção em suas palavras. (Conto: De Volta Ao Amanhã, de Aldo Costas)
Concluindo a perícia, ao se despedir, um novo acidente acontece na casa de Cibyl, matando Dill e um de seus serviçais, o ginoide Dooki. Transtornado e ainda a procura de respostas, Cibyl decide seguir com a viagem que já havia planejado.
Sua viagem deverá levá-lo a uma nova realidade; levá-lo além do simples romper de horizontes, além da própria consciência de crescimento e de aprendizado. Será um novo renascer. Será a descoberta de um novo futuro. (Conto: De Volta Ao Amanhã, de Aldo Costas) 
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers

DE VOLTA AO AMANHÃ é um conto rápido, que tem como objetivo mostrar a fragilidade humana e conceitos de um outro tempo; um tempo em que humanos e tecnologia consigam viver em harmonia; onde a tecnologia tal como os humanos é uma longínqua incerta. Eis um fundo de reflexão que me fez questionar o quão frágeis somos e também a realidade presente, ou seja, o quão a tecnologia nos ajuda e, ao mesmo tempo, afasta.

O conteúdo é narrado em terceira pessoa, com narrativa um pouco rebuscada, porém de fácil compreensão; a diagramação está excelente, no padrão digital; e a capa estampa um mundo  digamos assim  cibernético. Para quem curte o gênero, eu mega indico. o/


Conto: DE VOLTA AO AMANHÃ
Autor: Aldo Costas
Gênero: Ficção Científica/Noir Contemporâneo
Editora: Selo NEXUS-6 BOOKS
Ano: 2018
Páginas: 32

Um comentário

  1. Woohoo!!!! E como não ser fã de Simone Pesci!!!! Autora fantástica e uma pessoa sensacional!!!! Woohoo!!!! Valeu moça From H...

    ResponderExcluir