29 de dez. de 2017

[Falando em]: Gótico, Impassível e Picante — de Alec Silva e Samuel Cardeal

Sabe aquela capa e título que logo de cara te pega?! Então, foi isso que aconteceu quando dei de cara com "Gótico, Impassível e Picante", obra de Alec Silva e Samuel Cardeal. Em verdade, ao vê-lo gratuito em formato digital, eu não hesitei em baixá-lo. Afinal, algo me dizia que eu me enveredaria num admirável conglomerado de palavras. Agora convido a todos para conferir o que achei da obra, uma publicação da EX! EDITORA.



Sinopse: Miguel Renner, vice-presidente de uma multinacional brasileira. Após a queda da Presidente Vilma Dusseldorf, toma seu lugar e passa a controlar a corporação. Composto de cartas formais, poemas escritos por Miguel em suas muitas viagens, em guardanapos de restaurantes de hotéis e aeroportos, e bilhetes de amor trocados com sua pequena. Ascensão e queda de um homem contada por suas próprias palavras, em verso e prosa. Parte romance epistolar, parte coletânea de poemas, "Gótico, Impassível e Picante" é uma sátira da atual situação política do Brasil. 


"Porque há de se rir para não chorar..." 

Uma sátira pra lá de original!

Lendo a sinopse já dá pra ter ideia do que se trata, não é mesmo? Ok, antes de dar o meu parecer, deixarei alguns quotes abaixo.
A multidão nos ovaciona
Nossa manipulação funciona
Sorrimos, avançamos
Mal sabem eles
Nos odiamos


(clique na imagem para maior resolução)

Desde logo, digo que não há motivo para todo alarde que a prezada senhora tem feito, colocando em cheque minha dedicação à sua administração e minha lealdade para com seus objetivos, tenho revelado a verdade de ambras em todos esses anos e é notório que não há o que questionar em minha conduta. 
Mostro as mãos
As mangas
As cartas
Na mesa
Virada
Avessa
Rasteira
Passada


GÓTICO, IMPASSÍVEL E PICANTE é uma historieta parte esboçada como um romance epistolar, parte redigida como poemas. O diferencial é o pano de fundo, com dois personagens fictícios indigeríveis. Trata-se de uma compilação de ironia poética, tendo como cereja do bolo uma libertinagem que nós, brasileiros, bem conhecemos. Gozando do nosso atual cenário político, os autores conduziram com humor e realismo às circunstâncias que o nosso governamental nos expõem. Se decidir se aventurar nesse livro, tem que estar ciente que não há primacial entre esquerda ou direita, pois é apenas uma ficção. Se eu não tivesse fechado a leitura com os "melhores de 2017" e já postado aqui, definitivamente essa obra entraria na lista. Agora, mais do que nunca, estou louca para conferir outros textos dessa dupla dinâmica. E para finalizar, deixo o trecho final do prefácio:
Aprecie com moderação, seja você coxinha, comuna ou noibista. Estamos aqui para trazer o caos, mas sem discussões. (Livro: Gótico, Impassível e Picante, Prólogo)

Livro: Gótico, Impassível e Picante
Autores: Alec Silva e Samuel Cardeal
Gênero: Ficção/Epistolar/Poemas
Editora: EX! 
Ano: 2017
Páginas: 50

Nenhum comentário

Postar um comentário