17 de mai. de 2020

[Falando em]: Já disse que te amo? — de Estelle Maskame

Eu baixei esse livro gratuitamente em formato digital, e sem pretensão alguma iniciei a leitura. A propósito, eu não sabia que se tratava de uma trilogia (visto que só tenho o primeiro livro), mas quando me dei por mim já estava envolvida demais com o enredo e, por isso, não paralisei a leitura. Agora confira a sinopse e o que eu achei de "Já Disse Que Te Amo?", obra de Estelle Maskame, uma publicação da editora Arqueiro


Sinopse: Eden Munro foi para a Califórnia aproveitar o sol, as praias e celebridades. Seria um verão maravilhoso se ela não tivesse que conhecer sua nova família, repleta de estranhos: um pai que não vê há três anos, uma madrasta simpática até demais e três irmãos postiços. Na casa chique, ela vai ter que ficar bem ao lado do quarto de Tyler Bruce, o mais velho dos irmãos. Ele tem olhos verdes que transbordam raiva e sarcasmo, um ego maior que uma mansão de Beverly Hills e cara de poucos amigos. Eden nunca tinha conhecido alguém tão desagradável e tão... intrigante. Aos poucos, Eden tenta entender o que faz de Tyler uma pessoa tão envolvente quanto o clima da Califórnia. Em meio às festas e às novas amizades, ela percebe que está se apaixonando pela única pessoa que não deveria.  


"Porque quem planta irresponsabilidade, colhe sofrimento..." 







Uma trama instigante!

Eden Munro tem dezesseis anos e mora com a mãe em Portland, desde que a mesma se separou de seu pai, há três anos. Contudo, agora, ela terá de passar o verão na casa do pai (na Califórnia), ao lado de sua madrasta e de seus três irmãos postiços.
Quando minha mãe me contou que meu pai tinha pedido que eu passasse as férias de verão com ele, nós duas tivemos um acesso de gargalhadas diante da completa insanidade daquela ideia. (Livro: Já disse que te amo?, Cap.1)
(clique na imagem para maior resolução

E em meio ao calor da Califórnia e um churrasco de apresentação para os vizinhos, Eden se vê de frente com um rapaz de olhos cativantes esverdeados e um tanto egocêntrico e agressivo. Ela descobre ser seu irmão postiço mais velho, Tyler Bruce, de dezessete anos.
Por quê? Isso está me dando dor de cabeça, o modo como ele oscila entre me odiar e se dar bem comigo. Sinceramente, eu gostaria que ele decidisse e pronto. Isso me pouparia o trabalho de tentar descobrir o que é. (Livro: Já disse que te amo?, Cap.12)
Em meio às festas loucas e um inicial revés com seu irmão postiço, Tyler, ambos se encontram interligados, fazendo com que a inicial implicância se torne um avassalador interesse. No entanto, Tyler está comprometido com Tiffani, além de se sujeitar a coisas ilícitas. 
Através da escuridão e do silêncio algo pega fogo. Não sei o que é, não consigo identificar, mas sinto. Sinto meus batimentos acelerados, meu coração doendo no peito e os arrepios que percorrem meu corpo, os pelos dos braços se eriçando, e sinto os lábios de Tyler nos meus. Grossos, úmidos e ávidos, como sempre. Sinto-o canalizando a dor, a raiva... sinto-o canalizando tudo isso no desejo. É esse desejo por algo que nós dois queremos mas não podemos ter. (Livro: Já disse que te amo?, Cap.27)
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

JÁ DISSE QUE TE AMO? é um YA (young adult), com uma pitada clichê de tudo que o gênero pode oferecer, porém apresenta temas delicados e que pode assustar o leitor: como drogas ilícitas, alcoolismo, violência, entre outros. Apesar de tais temas, a autora soube conduzir de forma interessante a trama. Fiquei um pouco espantada com as atitudes de Tyler (se as pessoas que já leram o meu livro "Dezesseis, A Estrada da Morte" e reclamaram do jeito do Johnny, imagino o que pensariam sobre Tyler...). Os personagens (até mesmo os secundários) são de importância, cada qual aparecendo na dosagem exata para deixar a história ainda mais interessante. O casal protagonista, Eden e Tyler, de certa forma entorpece, afinal os opostos se atraem e os dispostos se distraem... E o que chamou minha atenção foi a preocupação e persistência de Eden para tirar seu irmão postiço das drogas. A relação de Eden com seu pai, Dave, também é bem abordada na trama, tendo em vista que os dois não se entendem muito bem e que, a todo tempo, tentam se conciliar. O final tem alguns desdobramentos e não é nem um pouco previsível. Para alguns pode parecer sem sentido, mas entendi  o que a autora quis fazer, ou seja, dar um UP para a sequência ter um maior desdobramento.  A escrita da autora é perfeita e entorpecente, assim como a maneira de abordar temas delicados. Eu vi muito parecer negativo sobre a obra, mas como bem sabemos, gosto é que nem bunda, isto é, cada um tem o seu. Por fim, se você curte histórias com adolescentes, enveredando esse mundo  diga-se de passagem  às vezes de "rebeldes sem causa", eis essa boa pedida. Eu gostei muito, o avaliei com cindo estrelas no Skoob, e fiquei com vontade de conferir a sequência. o/   

A trama é narrada em primeira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está excelente, em formato digital; e a capa é bonita, levando consigo todos elementos da história.


Livro: Já Disse Que Te Amo? #LIVRO 1
Autora: Estelle Maskame
Gênero: Young Adult
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 357

Um comentário