12 de out. de 2016

[Falando em]: Evangelho Perdido — de Marcelo de Lima Lessa

Hoje apresento-lhes a resenha de um livro que mexeu muito comigo. Trata-se da continuação de "Gênesis Proibido  A Tragédia de Adão e Lilith" (para conferir a resenha clique AQUI), obra que também me deixou arrebatada. Agradeço ao escritor Marcelo de Lima Lessa por ter enviado os livros, e afirmo que ele passou a fazer parte do meu índice com os melhores, e que leio até mesmo a sua lista de compras. \o Confira agora a sinopse e resenha de "Evangelho Perdido  A História Oculta de Jesus", uma publicação da editora Alfabeto


Sinopse: Muitos acreditam em vida após a morte... Mas poucos sabem quais as dimensões que nos aguardam depois da passagem! Muitos acreditam em magia... Mas poucos sabem quem foi o anjo rebelde que a criou em afronta a Deus! Muitos leram sobre os pecados da jovem Salomé... Mas poucos sabem quem foi ela em outras vidas, e quem ainda será na última que lhe caberá! Muitos acreditam que Pedro herdou o trono da Igreja... Mas poucos sabem quem foi a mulher que abdicou dele para que o cristianismo se sedimentasse num mundo patriarca! Muitos conhecem a história do militar romano que teve um servo curado pelo homem de Nazaré... Mas poucos sabem quem foi esse centurião no ideário católico! Todos conhecem a saga de Jesus, o filho de Deus que nasceu homem... Mas poucos sabem a verdadeira identidade dele! EVANGELHO PERDIDO, a sequência do épico de amor iniciado em "Gênesis Proibido  A Tragédia de Adão e Lilith"! Esta obra é uma adaptação ficcional baseada em fatos históricos. Em razão disso, personagens e pontos geográficos foram propositalmente redesenhados, a fim de dar ao enredo uma visão inovadora, mas ainda assim fiel aos acontecimentos descritos nos inúmeros Evangelhos, sejam eles oficiais ou não. 


"Porque Jesus morreu por nós"



Ousado! 
Dilacerante! 
Sensacional!

Evangelho Perdido se inicia onde terminou Gênesis Proibido, ou seja, quando Maria (aos 12 anos), é tocada pelo Divino Espírito Santo e, por fim, acaba por parir Jesus. 
Contrariando a severa lei da dor que fora posta em Eva, Maria mostrava-se totalmente imune ao sofrimento da parição  afinal ali, nascia o rebento de Deus! — e com o auxílio daquela estranha, pariu uma criança saudável, a qual ganhou o mundo não chorando, mas sorrindo!
 Meu filho...  sussurrou a mãe feliz ao vê-lo.  Jesus!
 Abençoada és tu menina, o Senhor livrou-te da dor do parto! E saúdo a ti e ao teu marido, pois receberam um menino forte; muito forte  afirmou a parteira num tom envolvente e igualmente misterioso. (Livro: Evangelho Perdido  A História Oculta de Jesus, Pág.28)


Embasado em fatos históricos, o livro reconta os passos de Jesus na Terra, no momento que um arcanjo chamado Metraton é incumbido para uma nova missão, ficando dentre os discípulos de Deus. O arcanjo tem como missão encontrar na Terra um espírito que por anos ficou preso na Tesouraria das Almas, e que desencarnou, tendo uma nova chance de redenção. A propósito, outros desencarnados passam a fazer parte da Terra e caminhando ao lado de Jesus. Eu não darei nomes, pois é uma grata surpresa, e nada melhor do que descobrir durante a leitura. Aliás, tais desencarnados são personagens do livro 1 (Gênesis Proibido), por isso é bom ressaltar que lendo o primeiro livro, tudo se torna mais claro. 
 De início eu achava que Deus o nomeara para um embate bélico. Mas diante das atitudes que ele vem demonstrando, creio que não é esse o caminho. 
 Então estás inclinado a mudar de estratégia? 
 Em tese não. Aconteça o que acontecer, nós temos que destruir o corpo desse "Jesus". Mas isso deverá ocorrer pelas mãos daqueles que ele tanto assiste, pois só assim nós provaremos, de uma vez por todas, que o homem é mais repugnante do que qualquer anjo caído. (Livro: Evangelho Perdido  A História Oculta de Jesus, Pág.215)

Lúcifer recebe uma visita de Deus, onde é revelado a Ele que o Messias chegou. Desta forma, o Altíssimo permite que Ele faça um teste com Jesus, atentando-o durante sua caminhada no deserto, oferecendo ao Messias tudo aquilo que o colocaria a prova. O Príncipe das Trevas não consegue tal feito, e estrategista, parte para um novo plano. 
Entretanto, um grito isolado surgiu entre o povo  crucifique-o!  o qual, pouco a pouco, passou a ganhar corpo. Mesmo com a vista direita prejudicada em razão do golpe que sofrera na casa de Anás , Jesus conseguiu identificar o autor do tal brado, que por trás de uma surrada capa negra escondia o inimigo dos homens: Lúcifer! (Livro: Evangelho Perdido  A História Oculta de Jesus, Páginas 299 e 300)
Ufa! Deixa eu respirar...
Quando uma leitura me impacta de tal forma, sinto dificuldade de me expressar. Sou católica não praticante, de fé abalável, pecadora e que acredita muito em Deus. Pouco conheço da Bíblia, mas o pouco que conheço, me arrebata: em especial tratando-se da crucificação de Jesus. 

O que apresentei acima é pouco diante da grandiosidade que o texto apresenta. Eis uma história fictícia, embasada em fatos históricos... Um olhar peculiar, uma criatividade que me fez acreditar naquilo que estava lendo. Trata-se de uma leitura para fortes, repaginada por uma mente inteligente e cheia de teorias. A história não é prosélita, e sim contestativa. A trajetória de Jesus (na visão do autor), é contada de forma intensa, interligando o velho e o novo testamento e deixando tudo mais real. Na visão do escritor, ele enfatizou a importância da mulher em algumas de suas personagens... Algo que vemos em minudência na Bíblia, e isso que me deixou ainda mais arrebatada por essa versão sem igual. 

Jesus e sua trajetória é o carro chefe do livro, porém, nele o leitor ficará de frente com tantos outros personagens (bíblicos e não bíblicos)  e de mais a mais, o espiritualismo, ou seja, a reencarnação é apresentada de forma linda e respeitosa, algo que pode ser interpretada como ousada, mas que  a meu ver , foi sensacional. Contudo, agora vou falar daquilo que mais me abala... "A Crucificação de Jesus". Eu sinto muita dificuldade em pensar em tudo que Ele passou (e ainda passa por nós), e no livro não foi diferente, tendo em vista que o autor foi intenso e me fez perder o fôlego por diversas vezes, tendo que dar uma estacionada no texto para retomar o fôlego. Eu sofri! Eu chorei! Eu me emocionei! Afinal, não poderia ser diferente, pois essa é uma leitura com um fundo de reflexão, e que no final nos mostra o propósito de tudo. Vocês querem saber se eu gostei? NÃO! EU NÃO GOSTEI... EU AMEI! S2 E fiquei curiosa, pois assistindo a uma entrevista do Marcelo, ele revelou que tem intenção em dar continuidade (com um terceiro livro), em época atual. P.S: Faça isso o quanto antes, Marcelo!

O livro é narrado em terceira pessoa, com narrativa e diálogos mais rebuscados, porém compreensível; sua diagramação é simples, com fontes e espaçamentos em excelentes medidas, adornados em papel pólen (o amarelinho); sua capa é linda de viver, estampando Jesus em sua caminhada, condizendo com o que a trama apresenta. Por fim, se você curte um enredo ousado e MARAVILHOSO, eis uma magnífica pedida. EU MEGA INDICO! \o  



Livro: Evangelho Perdido  A História Oculta de Jesus
Autor: Marcelo de Lima Lessa
Gênero: Misticismo/Angeologia
Editora: Alfabeto
Ano: 2016
Páginas: 368

4 comentários

  1. Bela resenha, Simone! Acho que tive uma ideia equivocada sobre esse livro, lendo sua resenha despertou em mim o desejo de conhecer a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ad, cai dentro! Tenho certeza que você vai curtir.

      Beijosssss

      Excluir
  2. Nem li os dois livros que você resenhou. Mas já estou ansioso pelo terceiro livro. Uma continuação na atualidade? O que será que reserva. Entrei em desespero agora. Necessito desse terceiro URGENTE. Algo me diz que é esse que trará as grandes surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer... Eu também quero muitão o terceiro. \o E tenho certeza que você vai amar Gênesis Proibido e Evangelho Perdido.

      Beijosssss

      Excluir