23 de fev. de 2018

[Curiosidades]: Qual seu gênero?

Ao longo dos anos, vários gêneros e subgêneros literários surgiram, e agora existem tantos, que acabamos confundindo. Por isso, separei alguns dos mais queridinhos para vocês. Confiram: 




New Adult  “Essa categoria é definida por temas que interessam especificamente seu público: o jovem que inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc. Ninguém duvida que esse começo da vida adulta carrega uma série de indagações e anseios próprios, sempre muito intensos. “ 
Essa é a categoria que está vivendo o “Boom” literário. Todos os dias surgem novas histórias de NA, com elementos que alguns consideram clichês, repetitivos e por vezes, ouvi dizer que são machistas. Aqui a característica predominante, é o bad boy , aquele cara que vai te arrancar suspiros, e a garota independente e disposta a experimentar essa nova fase da vida. A questão é que geralmente essas mocinhas não são tão independentes assim, o que acaba irritando demasiadamente a maioria dos leitores do gênero. Apesar de ser recheado de clichês, é um dos subgêneros mais vendidos e populares do momento. Eu sou uma fã de carteirinha e não nego, pode ser uma fase, ou não. De qualquer forma, temos boas tramas, personagens marcantes e dezenas de opções quando trata  se da categoria. 
Exemplos: Belo Desastre, Intenso demais, Easy, Meu Erro Favorito … (etc). 


YA - Young Adult (Jovem Adulto)  “YA, é um gênero de escritos feitos, publicados por e para o mercado adolescente ou de “jovens adultos”, que variam entre os 14 aos 21 anos de idade. A grande maioria das histórias YA mostram adolescentes como os protagonistas e normalmente focam nas questões e problemas da juventude. Abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit está ganhando conhecimento no Brasil. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.” 
Quando chega a fase da adolescência, em que achamos que somos donos do mundo e que ninguém pode conosco, chega uma infinidade de dúvidas e “problemas”. Os livros do YA, tratam justamente desse mundo, e devo dizer que sou gamadinha neles. Todo esse mundo de diversão, amores, intrigas, dúvidas, passos errados e grandes descobertas, me deixa completamente fascinada. O mais bacana, é que quando trata-se de YA é que embora seja voltado para o universo do jovem adulto, prende pessoas de todas as idades. Prova disso é a minha amiga Manoela, ela tem quase 30 e comprou o livro ” A culpa é das estrelas”, para a filha. Resultado: Levava o livro para o trabalho, e trancou–se no banheiro para ler e chorar com aquelas coisinhas que o John Green gosta de fazer com a gente. O YA é realmente apaixonante. 
Exemplos: It Girl, Quem é você Alasca?, O diário da princesa… (etc). 


Chick Lit  “O Chick Lit é um gênero literário que tem como tema central o universo feminino. Chick lit são romances leves, divertidos e charmosos, retrato da mulher moderna, culta e independente. Apesar de algumas vezes conter elementos românticos, a literatura feminina (incluindo Chick Lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick Lit a relação de heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto seus relacionamentos românticos.” 
Preciso dizer que dou boas risadas quando trata–se de Chick Lit? Adoro esse subgênero, porque as histórias são sempre leves e com quase nada de dramas. Geralmente são temas do nosso cotidiano, da vida agitada de uma mulher ( trabalho, filhos, namorado/noivo/marido), e que acabam arrancando suspiros e nos distraindo das bagunças cotidianas. E o mais legal, é que muitos deles acabam parando nas telonas ( Qual o seu número?, O diabo veste Prada, O diário de bridget Jones). A questão é que, “livro de mulherzinha” ou não, é sempre bom ter um chick – lit pra chamar de seu. 
Exemplos: Fiquei com seu número, Melancia, Azar o Seu, Lembra de mim? … (etc) 


Thriller (Suspense) – “Quando se fala em Thriller, sempre me vem a mente a música do Michael Jackson, rs. Quem já não curtiu ou curte a dancinha dos zumbis no mais famoso clip do rei do pop? O Thriller é um gênero usado tanto na literatura como no audiovisual. Seus subgêneros são basicamente os de conspiração, criminal, psicológico, político, horror e o tecnológico (ou Techno-Thriller). O seu principal subgênero é o “thriller psicológico” .Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor/espectador como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores/telespectadores. Esses momentos ocorrem geralmente quando o personagem principal é colocado em uma situação ameaçadora, misteriosa, em uma fuga ou uma perigosa missão da qual parece impossível escapar. A sua própria vida é ameaçada, geralmente porque o personagem principal é inocente ou inconscientemente está envolvido na trama.” 
Confesso que demorei para começar a ler algo do gênero. Motivos? 1  Eu sou muito medrosa. 2  Eu sou uma boba. Não sabia o que estava perdendo. Comecei lendo “No Escuro”, que aliás é um ótimo thriller psicológico, e me apaixonei! Saí ”caçando” mais livros assim, e aí veio “Garota Exemplar” que reafirmou a minha paixão. Porém, vou com calma, como disse, sou medrosa. As tramas são quase sempre bem elaboradas e a escrita é bem detalhada, esses livros te prendem tanto que às vezes você esquece de respirar. Realmente me apaixonei, e não fiquei surpresa em descobrir que existem blogs dedicados somente a thrillers. A paixão é grande, e o medo também. 
Exemplos: A Vingança da Maré, Lugares Escuros, Restos Mortais, Consequências… (etc). 


Romance – “É a narração mais conhecida,além de ser a preferida entre os leitores. A estrutura desse tipo de narrativa é complexa, já que não acomoda apenas um núcleo, mas várias tramas se desencadeiam durante a narração da história principal. Chama-se romance porque se tornou conhecido a partir do Romantismo, apesar de a sua raiz é de antes, do Realismo. Os romances realistas são mais fiéis a esse tipo de texto, tanto na sua estrutura quanto no tipo de abordagem, na crítica social, na descrição minuciosa, etc.” 
E quem não gosta de um bom romance? O gênero preferido entre os leitores expandiu tanto, que já existe uma dezena de subgêneros ( alguns citados nesse post). Quando trata  se de romance, eu saio correndo na frente com a bandeirinha em defesa de todos os subgêneros. Confesso porém, que ainda não li alguns dos romances mais lidos e amados pela grande massa. É o caso de “Orgulho e Preconceito”, nem mesmo cheguei a assistir o filme, me julguem! Devo ressaltar que já está na minha meta para 2015 e estou com grandes expectativas. De qualquer modo, todos somos apaixonados pelo gênero, afinal, romance nunca sai de moda. 
Exemplos: Orgulho e Preconceito, Os Miseráveis, Morro dos Ventos Uivantes… (etc). 


Fantasia  “Por base, tem-se que fantasia é tudo aquilo que transcende o mundo real, apresentando ao leitor/espectador criaturas e mundos imaginários, mas não se limitando a isso. O gênero fantástico permite ao autor trabalhar de maneira versátil, diferente de outros onde você se limita aquele mundo, criaturas viventes e forma de pensamento. Pode-se usar tanto mitologia (como elfos e dragões) quanto manter apenas personagens humanos. Também pode-se misturar fantasia com realidade, um exemplo claro que se vê em Harry Potter, que se passa em Londres, mesmo tendo todo um universo mágico por trás.” 
Quando você começa a ler um livro, mergulha em todo o seu universo, viaja pelas cidades e personagens e fantasia independente do gênero, mas quando transcende o mundo real, fica ainda mais interessante e divertido. Devo confessar que conhecia muito pouco desse mundo, sempre achei que não ia gostar, mesmo sem nem experimentar. Mas, eu sou uma leitora, e decidi me abrir para novos horizontes, e advinha? Eu gostei. Fugir da realidade e viver em um mundo fantástico é deliciosamente maravilhosos. Tem sempre aqueles personagens que queremos colocar no colo e levar pra casa, como o meu bruxinho favorito: Rony Weasley ❤. Existem grandes sucessos lançados, e torço para que novos ainda mais apaixonantes sejam lançados. 
Exemplos: As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, Senhor dos Anéis … (etc). 

Esses são alguns dos gêneros/subgêneros mais queridinhos dos leitores. Claro que existem outros dentro de algumas categorias, porém esses são os mais lidos. Quem me conhece sabe que eu sou apegada na sofrência, no clichê e nos suspiros do NA. Porém, leio tudo aquilo que me interessar, independente do gênero. E qual o seu gênero favorito? 


P.S.: Eu, Simone, tenho como predileção romance e drama. 💘💘💘

Nenhum comentário

Postar um comentário