4 de jul. de 2018

[Falando em]: OUTLANDER, O RESGATE NO MAR — de Diana Gabaldon

Eu recebi essa lindeza em parceria com a editora Arqueiro, para resenhar no blog "Uma leitura a mais" e, claro, aqui também. o/ Trata-se do terceiro livro desta série que sou perdidamente apaixonada (veja as resenhas dos livros 1 e 2, clicando AQUI e AQUI). Confira agora a sinopse, trailer legendado da terceira temporada e o que eu achei de "OUTLANDER, O RESGATE NO MAR (#livro 3)", obra da escritora Diana Gabaldon.


Sinopse: Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida — Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?




"Porque o verdadeiro amor ultrapassa barreiras..." 

Uma sequência apaixonante! 💘💘💘

Após a guerra em Culloden, Claire acredita no tempestuoso destino que teria Jamie e os seus. Porém, depois de vinte anos, ela resolve retornar para as Terras Altas a fim de saber o real destino do seu amado.
"... em atendimento à divina de honra do meu irmão, eu não poderia agir de outra forma senão poupar a vida de Fraser. Assim, omiti seu nome da lista de traidores executados na casa da fazenda e tomei providências para seu transporte até sua própria propriedade. Não consigo me sentir nem completamente clemente em relação a Fraser a tomar essa medida, nem completamente culpado com relação ao meu serviço ao duque, já que o estado de Fraser, com um grave ferimento na perna inflamado e pustulento, torna improvável que ele sobreviva à viagem até em casa. Ainda assim, a honra me impede de agir de outra forma e devo confessor que meu espírito ficou mais leve ao ver o sujeito removido, ainda vivo, do campo, quando voltei minha atenção para melancólica tarefa de dispor dos corpos de seus camaradas. Tanta matança como tenho presenciado nestes últimos dois dias me oprime", a anotação termina com simplicidade. (Livro: OUTLANDER, O RESGATE NO MAR  Pág. 96)

(clique na imagem para maior resolução)


Ao lado de Roger Wakefield e de sua filha, Brianna, Claire encontra evidências de que Jamie sobrevivera a batalha: uma árdua sobrevivência entre dificuldades e, principalmente, a fome.  E com o apoio da filha e de Roger, decide atravessar o círculo de pedras e reencontrar o seu grande amor.
— Posso tocá-lo agora. — Deslizei a mão suavemente por sua têmpora, seu ouvido, sua face e a parte do maxilar que eu podia ver. Levei a mão à sua nuca, sob os cabelos cor de cobre, e ele finalmente ergueu a cabeça. Segurou o meu rosto entre as mãos, o amor reluzindo com força nos olhos azul-escuros.
 Não tenha medo  disse ele suavemente.  Agora, somos só nos dois. (Livro: OUTLANDER, O RESGATE NO MAR  Pág. 300)

Entre o amor de Jamie e a saudade de Brianna, Claire vive de forma intensa e — diga-se de passagem — perigosamente, passando por muitas tribulações, inclusive cruzando os mares das Índias Ocidentais, a fim de resgatar o sobrinho de Jamie. 
— Droga, Sassenach! — dizia ele, de uma grande distância. Sua voz estava embargada de emoção. — Droga! Juro que se você morrer agora, eu vou matá-la! (Livro: OUTLANDER, O RESGATE NO MAR  Pág. 984)

(clique na imagem para maior resolução)


Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

E, novamente, sem perder a linha direta apresentando um romance e fatos históricos, Diana Gabaldon se supera. 

OUTLANDER, O RESGATE NO MAR é a sólida história de amor que ultrapassa as barreiras do tempo. E engana-se quem pensa que a base da trama é apenas essa, pois o enredo vai muito além, mostrando o presente e passado. Desta forma, dentre prisões, interesses pessoais e políticos e a ínfima esperança de reviver o amor, o leitor é conduzido às aventuras e muitas trapalhadas. Trata-se de uma trama com novos personagens e conflitos e até mesmo o retorno de uma personagem que marcou muito nas temporadas anteriores. Talvez o que desgaste e confunda um pouco são os detalhes e a inclusão de muitos personagens. Confesso que para quem já assistiu a série a leitura se torna mais fácil. De qualquer forma, a cereja do bolo continua sendo o amor entre Claire e Jamie. 💘💘💘 Seu eu gostei?! SIM, EU MEGA, ULTRA AMEI!!! Por fim, para quem é fã desta série, o terceiro volume é tão envolvente e encantador quanto os seus antecessores.

A trama é narrada em primeira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está com bom espaçamentos, porém a fonte para a leitura é pequena (o que dificultou um pouco a leitura), adornada em papel pólen (o amarelinho mais claro); e a capa é divina, estampando o casal protagonista separados entre o círculo de pedras.


Livro: OUTLANDER, O RESGATE NO MAR (#Livro 3)
Autora: Diana Gabaldon
Gênero: Romance de época/Aventura
Editora: arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 992

Nenhum comentário

Postar um comentário