5 de out. de 2018

De que tamanho é um livro?

Estou lendo uma noveleta linda e muito bem escrita. Entrei no Skoob para ver as avaliações e, claro, as resenhas. Tal qual minha surpresa quando me deparo com muitos pareceres negativos do tipo: é muito curta e superficial. Por este motivo, resolvi repostar esse artigo explicando melhor aos leitores a diferença entre enredos mais curtos e longos. Vem junto conferir! o/ 


Em primeiro lugar, tenha em mente que medir o tamanho de um livro pela quantidade de páginas é coisa para os leitores. Entre autores, editores e outros profissionais que trabalham nos bastidores, um livro é medido pelo número de palavras. 

Então: quantas palavras são necessárias para uma obra ser considerada um romance? Não resiste uma regra realmente estabelecida, mas é amplamente aceito (aqui no Brasil e lá fora) que um livro é um romance a partir de 40 mil palavras. Coincidência ou não, essa é exatamente a quantidade de palavras do ícone pop O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. 

Quanto às demais classificações, novamente não há regras. No Brasil é bastante comum uma tabela que divide a classificação em quatro tipos: 

- Conto: até 7.500 palavras 
- Noveleta: de 7.500 palavras a 17.500 
- Novela: de 17.500 palavras a 40.000 
- Romance: a partir de 40.000 

Essa classificação varia um pouco em alguns países. Há versões americanas que tem seis ou mais tipos, mas no geral, esses valores são bastantes conhecidos e utilizados. 

[Artigo via]: Desatinos Por Escrito

Nenhum comentário

Postar um comentário