27 de out. de 2017

[Falando em]: COBAIN, 25 Contos inspirados em 25 anos do álbum Nevermind + Bonus Tracks

Eu visualizei esse e-book gratuitamente e, como fã incondicional da banda NIRVANA e de Kurt Cobain, baixei o livro imediatamente. 💘💘💘 No entanto, a curiosidade matou o gato: nem sempre a propaganda corresponde ao produto. E falando por mim, afirmo que essa leitura pouco me agradou. Confira agora a sinopse, book trailer e o meu parecer sobre "Cobain, 25 contos inspirados em 25 anos do álbum Nevermind + Bonus Tracks", antologia organizada por Sérgio Tavares, uma publicação independente. 



Sinopse: Para comemorar os 25 anos do Nevermind, comemorados em setembro de 2016, a antologia presta uma homenagem ao álbum através de contos inspirados em canções do Nirvana. Para tanto, foram convidados 25 autores contemporâneos fãs da banda. 






"Porque ele era o pior no que fazia de melhor" 


A curiosidade matou o gato!

Como fã colossal da banda, afirmo que enxerguei o lado bom e ruim dessa antologia. Mas antes de falar sobre isso, deixarei abaixo três quotes da obra. 


(clique na imagem para maior resolução)

Ele parou o carro à sombra da pequena árvore de jambolão, distância suficiente para deleitar-se com a grossa camada de brilho de morango nos lábios de Poli, uma película que se esticava com a elasticidade de uma cobertura de sorvete à cada vez que a menina comentava alguma coisa com a amiga. (Polly  Cachorro correndo sem cabeça, de Alessandro Garcia)
Tem gente que nasce pra fazer o som e gente que nasce pra ouvir. Eu me contento em ouvir. Embora já tenha feito. Faz tempo, na época em que eu tinha uma camiseta igual a do Kurt Cobain numa revista com a letra traduzida de Territorial Pissings. (Territorial Pissings  Picadeiro de urina, de Paulino Júnior)
Penso em todos os suicidas do século XX. Woolf, Plath, Hemingway... Em Kurt Cobain andando feito um fantasma em Seattle, as doses de heroína, o sangue escorrendo pelo ouvido na banheira, a carta para o amigo de infância imaginário. Será que você também teve um amigo imaginário? (Pennyroyal tea  Chá de poejo, de Flávia Iriarte)
Trata-se de uma homenagem ao álbum NEVERMIND, que em 2016 completou vinte e cinco anos. Os contos, de alguma forma, levam as letras das canções, além da vida conturbada de Kurt Cobain. Há também um bonus tracks, com canções de outros álbuns da banda, saudando a genialidade permeada em três acordes de guitarra e um brado que tornara-se a voz de uma geração. 

COBAIN, 25 contos inspirados em 25 anos do álbum Nevermind + Bonus Tracks é um tiro no escuro, principalmente para quem não é tão conhecedor da banda  e, claro, de Kurt Cobain. Deixa eu explicar... Os contos, com um "quê" melancólico e poético, são excelentemente construídos. Alguns achei um tanto longos e insossos, mas outros eu realmente gostei, pois levam consigo um linguajar empático. Esse, a meu ver, foi o ponto positivo. Contudo, eu esperava escritos enraizados nas letras das canções, ou seja, uma história com a letra em evidência. Os quotes acima foram alguns dos trechos que superaram a minha expectativa, mostrando um pouco da letra e, principalmente, da vida de Kurt Cobain. Não sei se a ideia do idealizador era essa ou se eu que o idealizei de outra forma. A questão é que, para mim, NÃO FUNCIONOU!!! Mas como opinião é que nem bun**, ou seja, cada um tem a sua... Fica a dica de leitura. 

Os contos são narrados em primeira e terceira pessoa, algumas narrativas e diálogos mais rebuscados; a diagramação (em formato digital), está boa; e a capa, apesar de singela, achei bem bonita. 



Livro: 
COBAIN, 25 contos inspirados em 25 anos 
do álbum Nevermind + Bonus Tracks
Gênero: Antologia
Publicação Independente
Ano: 2016
Pág: 306

Nenhum comentário

Postar um comentário