23 de mar. de 2015

[Divulgação]: Tribo das Letras - Selo Métrica

É  com alegria que venho divulgar o novo selo da minha editora de coração, a "Tribo das Letras". Trata-se do selo "Métrica", uma nova empreitada da qual a TDL está investindo, sendo que nele já estão inclusos 30 novos títulos (autores), de gêneros diferenciados, para todos os gostos. \o/

Antes a TDL destacava-se por ser uma editora especificamente do gênero HOT. Contudo, há pouco, resolveu criar este selo para abrangir suas novas publicações, é claro que ainda tendo o HOT como carro-chefe. Aliás, este novo selo destaca três cores das quais cada uma leva consigo um gênero (ou gosto se assim preferir). Portanto, saiba mais sobre conferindo o post abaixo:


"VOCÊ SABE QUAL O GÊNERO LITERÁRIO É DE CADA COR DO NOSSO SELO?"


Selo Azul - Livros de Fantasia:

• Apocalipse Zumbi: pressupõe a deflagração de um suposto contexto apocalíptico. Ele se fundamenta nas histórias de ficção científica e de terror. Subitamente o planeta é invadido por um enxame de zumbis, algo que ocorre em proporções aterradoras. Estes seres ameaçam completamente toda forma de vida e tudo que o ser humano construiu e converteu em civilização.

• Fantasia: Segundo a definição do iDicionário Aulete, fantasia, enquanto gênero, significa “obra artística (livro, pintura etc.) sem ligação com a realidade”. Quando relacionada ao mundo das artes, a fantasia é considerada um gênero que faz uso da magia e de outros elementos sobrenaturais como peças importantes que permeiam uma obra. A fantasia distingue-se da ficção científica e do horror de três formas: temática individual do autor, atmosfera criada e aspecto geral.

• Fantasia Cientifica: Como o próprio nome revela, o gênero literário em questão possui características da fantasia e outras provenientes da ficção científica. Diante das poucas definições encontradas para fantasia científica, uma delas é que “a ficção científica faz o implausível possível, enquanto a fantasia científica faz o impossível plausível”.

• Infanto-Juvenil: Segmento da literatura dedicado exclusivamente aos adolescentes e às crianças, a literatura infanto-juvenil apresenta obras de cunho fictício juvenil e infantil, folclórico e cultural, poema, novelas, biografias e obras didáticas que explicam de forma simplificada assuntos cotidianos como a matemática, ciências, entre outros temas.

• Sick-Lit: é livros que abordam doenças, como câncer, ELA, leucemia, entre outros. Normalmente o personagem principal tem alguma doença incurável e morre no final, ou termina antes o livro, nos deixando uma mensagem. Um grande exemplo e o famoso livro A culpa é das Estrelas de John Green. Vampiros Lobisomem entre outros.

Selo Lilás - Romance: 

 Romance: As produções literárias que aqui se enquadram trazem um enredo integral, com marcas temporais, cenários e personagens determinados com precisão. Ele nasceu na Era Medieval e Dom Quixote, de Cervantes, é seu modelo principal. Romance de Aprendizagem; Romance Policial; Romance Psicológico; Romances Históricos;



• Chick-Lit: que é um gênero direcionado a literatura feminina, ou seja, livros de mulheres. E nos sabemos já pelo design da capa normalmente impactante, em tons avermelhados intensos ou rosados cintilantes, o que já revela a intenção de quem o escreveu, de direcioná-lo ao gênero feminino. Mas o que poucos sabem e a pioneira foi a personagem inglesa Bridget Jones, interpretada nas telas cinematográficas pela atriz norte-americana Renée Zellweger em 1997. As histórias deste novo gênero giram em torno de figura feminina, típica do novo mundo, onde as mulheres podem exercer qualquer atividade, que antes era atributo apenas dos homens. Mas sem perder sua feminilidade e suas dúvidas, angustias e suas loucuras típicas de mulheres, como durante a TPM. Essa literatura e voltada para as mulheres de 18 a 30 anos. Os críticos literários acreditam que existe teen chick-lit, uma subcategoria que tem os mesmo elementos, porem e mais voltado ao amadurecimento, ou seja, meninas entre os 15 aos 18 anos. Temos como exemplo do Chick-lit Sophie Kinsella, Meg Cabot e no Teen Chick-lit, Paula Pimenta.

• Literatura YA – Young Adult – Jovem Adulto: jovem adulto no idioma português. Os livros desta categoria são para jovens entre 16 a 25 anos, e abordam o tema mais fantasiosos, que lidam com questões profundas sobre o seu lugar no mundo, de um modo mais fantasioso, um grande exemplo deste novo estilo é a série de livros The Hunger Games de Suzanne Collins, ou Harry Potter e as Relíquias da Morte, de J. K. Rowling, onde os personagens estão mais maduros, porem lida com questões profundas. Temos também os livros de Fantasia, que podem ter elementos do YA e do Chick-lit, porém seus personagens é zumbis, vampiros, lobos, fadas, entre outros, grande exemplo e a série Twilight de Stephenie Meyer.

Selo Vermelho - Livros Hot 

 Hot, erótico conhecido como Pornô da Mamãe, são livros voltados às mulheres com mais de 30 anos, sem limite de idade, e que possuem passagens eróticas, ou seja, detalham o ato sexual na sua forma crua, ou doce e romântica, tudo dependendo do estilo de cada autor.

Outro elemento que pode conter nestes livros e o BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo), um estilo de vida onde existe um Dominador e um submisso. 

Grande exemplo dos livros Pornô da Mamãe é a serie 50 tons da E.L James ou a série Crossfire da Sylvia Day e a série Inferno de Gabriel de Sylvain Reynard.

Todos tem um alto grau de cenas detalhadas do ato sexual, a diferença entre as duas séries está que em 50 tons temos o BDSM e em Crossfire o sexo entre os personagens e parte importante do livro. Já na série Inferno de Gabriel, as cenas do ato sexual, são sempre cheias de ternura, doces e delicadas. 

Lembre-se o livro HOT pode ser de fantasia ou de romance, se seu livro tem cenas eróticas independente de qualquer estilo literário ele pertence ao selo vermelho.


P.S.: Todos os Gêneros Literários do 
Selo Azul e Lilás não contém teor sexual.

Via: Tribo das Letras

Nenhum comentário

Postar um comentário