Se atualmente publicar ficou mais fácil, agora o autor enfrenta um novo desafio: divulgar o livro que conseguiu publicar. Tarefa nada simples, tendo em vista a concorrência. Pois, se ficou mais fácil para você publicar, ficou mais fácil para todo o resto da humanidade publicar também.
E como se destacar no meio desta multidão de novos escritores?
Existem maneiras simples e certeiras de divulgar o seu livro, e você mesmo pode fazer, no conforto de seu lar e sem a ajuda de intermediários. E o melhor: sem precisar investir todas as suas economias.
Porém, é importante que se atente para o fato de que este é um trabalho com resultado para médio e longo prazo. Até mesmo por que, ninguém nunca disse que seria fácil e rápido.
Mas são alternativas viáveis, possíveis e acessíveis.
É só querer.
1) Primeiro, escreva um release de pré-lançamento de seu livro. Para quem não sabe, release é um texto jornalístico distribuído para a imprensa, com informações sobre a obra, o autor e o lançamento. Qualquer dúvida sobre como escrever um release, é só dar um Google.
2) E por falar em Google, pesquise e liste os veículos de comunicação de sua cidade e região. E quando digo ‘e região’, quero dizer pelo menos dez cidades vizinhas. Inclua nesta lista jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, sites e etc. Para realizar esta pesquisa, digite Nome da Cidade + Jornal; Nome da Cidade + Revista; Nome da Cidade + Rádio, e faça sua lista.
3) Envie para todos estes veículos listados seu release, juntamente com o convite virtual de lançamento e a capa da obra (ambos em arquivo JPG ou PNG e em média resolução, para facilitar).
4) Escolha três ou quatro amigos que escrevam bem, e peça para eles resenharem sua obra. É importante que estes amigos realmente saibam escrever, e escrevam com qualidade, clareza e, se não for pedir demais, com criatividade também. Como você deve desconfiar, é muito mais difícil conseguir a publicação de um texto ruim e cheio de erros, do que de um texto claro, objetivo, bem escrito e interessante.
5) Com as resenhas prontas, envie-as para sites voltados para literatura e cultura, que existem aos montes na internet. Envie juntamente a capa de seu livro, em arquivo JPG ou PNG. Mas atenção: não adianta enviar este material para sites de qualidade duvidosa, layout desorganizado, repleto de erros de português e com poucos leitores. Procure por sites que, já em sua apresentação, demonstrem credibilidade e uma postura profissional clara.
6) Existem muitos sites bacanas que recebem livros para resenha e sorteio. Você, enquanto autor, pode fazer uma parceria com estes sites, e encaminhar para eles dois ou três exemplares de seu livro. O editor lê a obra e a resenha, e ainda sorteia seu livro entre seus leitores. Pessoalmente, indico os sites Viaje na Leitura,Cachola Literária e No Universo da Literatura, mas existem dezenas internet afora que possuem política de parceria para novos autores.
7) Utilize-se das redes sociais para divulgação. Poste fotos do lançamento, a capa do livro, trechos da obra, o convite de lançamento, os links onde sair seus releases e resenhas. O Facebook, hoje, possui um poder de divulgação inacreditável, que pode, deve e precisa ser aproveitado por você!
8) Mantenha um blog, até para que seus possíveis leitores possam conhecer seu trabalho e sua maneira de escrever, despertando, assim, o interesse pelo seu livro.
9) Não se esqueça de que escritores não escrevem apenas para outros escritores. Cuidado para não desperdiçar seu tempo e energia participando de grupos e páginas onde só existem escritores que, assim como você, estão atrás de leitores e de divulgação. É importante que você busque seu público leitor no lugar onde ele realmente está.
10) Por isso o trabalho de campo do escritor também é muito importante. Costumo dizer que, muitas vezes, o autor mantém-se tão focado em encontrar o seu espaço na ‘literatura nacional’, que esquece que seu espaço na ‘literatura local’ está bem ali, dando sopa, ao alcance de suas mãos.
11) Você pode procurar uma escola de sua cidade, e se oferecer para dar uma oficina aos alunos. Pode ser uma palestra também, de modo que consiga envolver os alunos e o seu livro. Lógico que, nesta ocasião, você vai falar sobre a sua obra, mas cuidado para não falar somente sobre si mesmo e tornar a oficina um porre para a gurizada.
12) Você pode também buscar uma parceria com a escola, para que seja feito um trabalho sobre seu livro, com alguma atividade envolvendo o autor em sala de aula. Assim, você vende exemplares e conquista leitores que costumam ser bastante fiéis – as crianças e os adolescentes.
13) Escreva um novo release, divulgando não somente seu nome e seu livro, mas o seu projeto em escolas também, e novamente envie este material para os veículos que você listou lá no início, quando ocorreu o lançamento de sua obra.
14) Tire da cabeça que irá receber para realizar este trabalho em sala de aula. Lembre-se que você é um novo autor, e está buscando leitores, divulgação e venda para seus livros – remuneração, só mais pra frente.
15) Estas atividades, entre outras, podem ser realizadas em diferentes escolas, inclusive de outras cidades, que não a sua. Logo, as possibilidades são infinitas.
16) Se puder, mantenha uma coluna em um site voltado para literatura, ou em algum jornal ou revista de sua cidade e região. A maioria dos veículos está sempre em busca de produtores de conteúdo para seus canais de comunicação, e possivelmente aceitarão você como colaborador. Isso trará credibilidade para sua produção literária, além de divulgar seus escritos entre um público maior, impossível de mensurar.
17) Caso possa, considero muito válido investir na produção de um book trailer (isto é: um trailer de divulgação, tal e qual acontece no cinema. Só que, ao invés de buscar despertar o interesse do público para um filme, o faz para seu livro). No entanto, peça ao responsável pelo vídeo que o produza com, no máximo dos máximos, um minuto de duração, para que não se torne cansativo e maçante. Já vi books trailers com mais de cinco minutos! Isso é uma vida, em se tratando de YouTube. O resultado é que o número de acessos se restringirá drasticamente. O investimento em um book trailer pode variar entre R$100 e R$300.
18) E já que estamos falando em investir alguns reais na divulgação de seu livro, uma ideia é contratar o trabalho de divulgação de sites como o Dito pelo Maldito, ou os serviços de agências de comunicação, como a Dino e a Teia.
Estas são algumas dicas que poderão colaborar, e muito, para a divulgação de seu livro. Porém, todas elas caem por terra caso o seu livro não tenha qualidade.
Se o seu livro não tiver um bom enredo; se não estiver bem revisado ou se não possuir um conteúdo relevante, nem que você invista todo o dinheiro de sua família obterá resultados concretos.
Mas, caso contrário, pode confiar.
Pois, além de toda a divulgação que realizará enquanto autor, tendo um bom livro em mãos você poderá contar também com o popular e indefectível boca a boca – a melhor publicidade que já inventaram, desde que o mundo é mundo.
E você? Tem alguma dica para compartilhar sobre como divulgar seu livro?
Artigo via: Homo Literatus
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