10 de abr. de 2017

10 coisas sobre Shakespeare que você provavelmente não sabe

Você gosta de Shakespeare? Mesmo sendo autor de uma das histórias de amor mais triste, és um dos autores mais apreciados no mundo. Mas isso não quer dizer que a gente saiba tudo o que há para saber sobre a sua vida. Veja 10 fatos sobre Shakespeare que você provavelmente não sabe. 

1. Shakespeare no tapete vermelho? 
O nome da esposa de Shakespeare era Anne Hathaway, o mesmo nome da famosa atriz de Hollywood. Na altura do seu casamento, o romance foi alvo de críticas pois Anne era 8 anos mais velha que o escritor e estava grávida da sua primeira filha quando casaram. 

2. Um artista rico antes de morrer. 
Ao contrário da maioria dos artistas daquele tempo, Shakespeare não ficou famoso e rico só depois da sua morte. As suas peças transformaram-no em um homem abastado e aos 33 anos comprou a segunda maior casa de Stratford, sua cidade natal. 

3. Onde estarão os bis-bis-bisnetos de Shakespeare? 
Apesar de ter tido três filhos com sua esposa Anne Hathaway, Shakespeare não tem descendentes atuais. A sua linhagem termina com a morte da sua neta Elisabeth em 1670. 

4. Shakespeare ou Shakspere, eis a questão! 
É provável que todo mundo esteja escrevendo errado o nome do autor! Há registos da sua assinatura ser Shakspere, Shappere, Shakespe, entre outras, mas não há um único registro de o autor alguma vez ter assinado William Shakespeare, a versão que usamos hoje em dia. 

5. Uma máquina de escrever humana! 
Em 24 anos Shakespeare escreveu cerca de 37 peças e 154 sonetos, o que dá uma média de 1,5 peças e 6 sonetos por ano! 

6. Dá tempo para um cochilinho... 
As obras de Shakespeare têm muitas vezes de ser encurtadas quando são adaptadas para teatro ou cinema. Hamlet, a sua peça mais longa, demoraria mais de 4 horas a ser representada. 

7. Shakespeare no Dicionário. 
Shakespeare foi o primeiro a escrever algumas palavras que ainda hoje são usadas em inglês. O famoso dicionário Oxford English Dicitionary atribuiu a ele mais de 3000 palavras usadas na língua inglesa atualmente. 

8. Peça escrita e representada por… Shakespeare! 
Shakespeare não se limitava a escrever as suas peças e sonetos, ele também as representava. O seu papel mais importante foi o de fantasma, na peça Hamlet. 

9. Alguém ofereça um mapa-múndi a Shakespeare. 
Apesar de as suas peças se passarem em lugares distantes como Dinamarca, Itália ou França, Shakespeare não mostra grande conhecimento de geografia e o mais provável é nunca ter saído de Inglaterra. Numa das suas peças refere-se ao mar da Boêmia, quando a Boêmia é na verdade na atual República Tcheca, que não tem qualquer mar na sua proximidade. 

10. Logo após a Bíblia! 
De acordo com a Literary Encyclopedia, as obras de Shakespeare são as segundas obras mais citadas de sempre! Ele é apenas ultrapassado pela Bíblia, que é a obra mais citada em todo o mundo. Veja um vídeo romântico com as melhores frases de Shakespeare.





✔ Você sabia todos estes fatos curiosos sobre Shakespeare? Não, não é mesmo? 
400 anos após a sua morte, você já pode dizer que conhece 
um pouco melhor um dos melhores autores! 


Nenhum comentário

Postar um comentário