30 de nov. de 2015

[Falando em]: Linhagem Montessales — Retratos da Inquisição (Contos)

Eu gostei tanto do livro Poison Heart (para conferir a resenha, clique AQUI), que assim que terminei a leitura, já me aventurei neste, afinal, a Susy Ramone me enviou além do PH, essa maravilha. P.S: Obrigada, Su! S2

Trata-se de um livro de contos, onde cada história é narrada por um autor(a) convidado. Contudo, esse livro originou-se a partir da trama que leva como título "O Castelo Montessales", obra também da Susy. Aliás, já adianto, o leitor que se enveredar nessa leitura, vai dar de cara com uma narrativa instigante e de perder o fôlego, apresentando os personagens e suas origens. Para quem não sabe, a autora escreve o gênero horror/terror, algo que eu não sou habituada a ler, apesar de gostar pacas. Eu, particularmente, tornei-me fã de carteirinha da autora. \o Agora vamos de sinopse , quote e resenha de Linhagem Montessales - Retratos da Inquisição, uma publicação da extinta editora Literata


Sinopse: Predestinados a viverem em um ciclo de maldições, os descendentes da bruxa Manoela Montessales vieram ao mundo embalados pelos braços de uma assombração inescrupulosa chamada Antony. A intenção do espectro é procriar e para isso ele possui os corpos dos homens e rouba a integridade física das mulheres desta família obrigando-as a gerar filhos e filhas que ele julga serem necessários para uma futura investida. A LINHAGEM MONTESSALES  RETRATOS DA INQUISIÇÃO traz um cenário perturbador, pelo qual Antony não reina sozinho. Ele divide um trono de maldade com os inquisidores portugueses, fazendo com que os herdeiros de Manoela sofram em suas mãos e nas do clero. Saiba como tudo começou, conheça esse Rei sobrenatural e a sua primeira linhagem de escravos através das linhas grafadas pelos talentosos escritores nacionais que compõem a obra.

(clique em cima da imagem para maior resolução)

Antony é um fantasma que não mede esforços para conseguir o que quer, ele é um demônio sem alma, a procura de vingança, tendo como objetivo reencarnar a sua amada Manoela Montessales, que foi condenada e morta pela inquisição. E, da sua forma, ele passa a possuir os corpos de todos os homens com o sangue Montessales, e engravida as mulheres que também têm do mesmo sangue em suas veias. 
A maldição que pairava sobre os Montessales ainda faria muitas vítimas ao longo das décadas, arrastando consigo histórias de morte, incesto, traições, sofrimento e horror até que aquela cujo nascimento motivara a loucura do espectro finalmente voltasse à vida. Na longa linhagem dos Montessales ninguém é completamente inocente... (Conto: Abençoados pelo Demônio  Por Laura Elias)
Ele não mede esforços, e desprovido de qualquer sentimento, pois é um ser demoníaco, age terrivelmente, estuprando, cometendo barbárie com toda a linhagem que criou, e, por fim, caso alguém vá contra os seus anseios, dando um fim na vida de suas vítimas. Contudo, o clero do qual estampa no peito a religiosidade de forma correta, mostra-se tão demoníaco quanto o próprio fantasma, cometendo atos absurdos, injustiçando o outrem e envolvendo-se em subornos rentáveis.
 Não pode mais fugir Melina!  ele esbravejou e Melina soube de imediato quem ele era.  Assim como você, Ana me pertence. Se fugirem, vou encontrá-la de novo e destruir tudo mais uma vez. Não perceberam? Tolas! Eu estou em todos os lugares, assim como estive nos sonhos de Ana, no corpo de Julio, no corpo do padre que te estuprou em Évora, no corpo de Marco... Vocês me pertencem, todos os Montessales me pertencem! (Conto: Marcadas Para Sempre  Por Andreia Pontes)
Os contos são narrados em primeira e terceira pessoa, quase todos com uma linguagem rebuscada, porém, com narrativa e diálogos de fácil compreensão. Eu não entendi direito a capa, pois está um tanto escura e sem definição de imagens, e apesar de ser capa dura (algo que curto pacas), não me agradou. Contudo, tenho que ressaltar o belíssimo trabalho feito na diagramação, pois para cada conto há uma maravilhosa ilustração que condiz com o contexto... Há também (no início do livro), uma maravilhosa ilustração com o mapa, ou seja, a árvore genealógica da família Montessales; as páginas são em pólen (com as folhas amarelas) e as fontes e espaçamentos estão de excelente tamanho. Ao final do livro, a Susy escreveu um conto que relata todo  conteúdo (desde a sua origem), antes mesmo de Antony, e que deu um gostinho de "quero mais". Por fim, para quem é apreciador do gênero terror, daquele que faz arrepiar os cabelos, essa é uma maravilhosa pedida. \o


Livro: Linhagem Montessales  Retratos da Inquisição
Autores: Susy Ramone, Andréia Pontes, Carolina Mancini
Claudio Parreira, Cristiano Rosa, Debora Gimenes, 
Georgette Silen, Gisele G. Garcia, Henrique Chantre
John Lennon Smith, Laura Elias, Roxane Norris
Vitor Hugo Brandini Ribeiro
Gênero: Literatura fantástica brasileira
Editora: Literata
Ano: 2013
Páginas: 162

Nenhum comentário

Postar um comentário