Como todos sabem sou marinheira de primeira viagem no mundo literário, e graças a Deus estou tendo um bom retorno das pessoas que adquiriram meu livro. No entanto, venho através deste post falar sobre algo que presenciei e que, de certa forma, está muito me chateando.
Dias atrás, me deparei com uma resenha de um livro (nacional) que gosto muito, de uma querida amiga/autora que já está neste meio literário há algum tempo - e que por mérito próprio é bem conhecida, tanto por sua carisma, quanto por sua qualidade na escrita. Não citarei nomes, mesmo porque a minha intenção com essa postagem é apenas uma: mostrar que existem muitos 'intelectos literários presunçosos'. Lamentável isso!
Ainda mais quando se trata de um 'recente autor', que acabou de publicar sua primeira obra e que, ao invés de conquistar suas medalhas por si, prefere mostrar uma opinião atípica, desmerecendo uma obra conhecida e de excelente conteúdo. Afinal de contas, não é porque você esteve em uma Bienal, com uma sessão de autógrafos, que você se torna melhor... Estou dizendo isso porque conheço 'tal pessoa', e por esse motivo, não aceito essa posição, pois não concordar com 'o caminhar do enredo' não lhe dá o direito de desmerecer a obra. Decerto, consigo distinguir 'uma opinião' de uma 'ego-opinião'... Aliás, acredito que ninguém melhor que o próprio autor para saber como conduzir seu enredo e seus personagens... #FICADICA
E foi isso que infelizmente presenciei na resenha!
Por fim: muitos elogios (e tapinhas nas costas), para no final expressar sua opinião, conduzindo a resenha para um desmerecimento notório. O que ainda é mais trágico quando se trata de uma excelente obra.
Aliás, eu admirava muito este 'novato autor' e tempos atrás sugeri até uma troca de exemplares, o que por sinal, também já havia sido solicitado pelo mesmo. Mas, depois dessa posição e também de perceber outras atitudes do suposto 'Pop Star Literário', perdi todo o interesse: tanto na obra quanto na pessoa - e também no seu blog (diga-se de passem - literário).
De certa forma agradeço por 'sentir as pessoas', pois dessa forma posso (do meu jeitinho sorrateiro), me afastar de pessoas com a síndrome do: 'minha escrita e meu livro é melhor do que qualquer outro'. E, acredito eu que, se "o entendido no assunto" ler este desabafo... Saberá que é para ele! No entanto, continuarei sendo "tão sorrateira" como estou sendo nos últimos tempos...
Ps.: Passar bem. ;)
Fiquei muito curiosa pra saber que é esse cara agora! kkkkk Também fico chocada com algumas resenhas, as pessoas esquecem que estão tratando da obra criada por um ser humano e falam como se fossem os donos da verdade, ainda mais vindo de alguém que está na mesma empreitada. Uma crítica sempre é válida, agora, tem que saber fazer isso com respeito para, entre outros motivos, o tiro não sair pela culatra.
ResponderExcluirBeijos!!
Olá, Alane!
ExcluirFeliz de ter você por aqui. \o/ Logo lerei o seu livro que adquiri na Bienal. ;)
Falando na questão do post: eu concordo com você em gênero e grau. O povo está 'sem noção alguma'. E o que mais me entristece é essa atitude vir justamente de outro autor. Lamentável!
Mas, há males que vem para o bem... É nessas horas que me espelho nos autores de verdade, àqueles que sabem se portar e principalmente rebater com dignidade um ato como este. ;)
Beijosssss!!!
Isso realmente não é bom, ao invés dos autores de se ajudar, ficam colocando a prova a qualidade do livro dos outros.
ResponderExcluirLamentável. :/
Verdade, Rogério!
ExcluirLamentável é pouco pra isso...
Abraços.
Sardinha podre o ser me questão né? Porque tem que ter muito peito para criticar outro escritor, principalmente quando este é INFINITAMENTE melhor que ela... Pena de um ser destes... Parabéns, mais uma vez, pela postagem Si S2
ResponderExcluirhttp://robertafarig.blogspot.com.br/
Pois é, Ro!
ResponderExcluirConcordo com você em gênero e grau. Mas, uma hora a máscara cai. ;)
Beijossssss